Logotipo do repositório
 

Publicação:
Melhoria dos serviços de TI utilizando o gerenciamento de serviços

dc.contributor.advisorLuche, José Roberto Dale [UNESP]
dc.contributor.advisorMuniz Junior, Jorge [UNESP]
dc.contributor.authorLopes, Santiago José Franco [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-04-01T13:02:42Z
dc.date.available2016-04-01T13:02:42Z
dc.date.issued2016-03-21
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda os aspectos relacionados à implantação da gestão de serviços de Tecnologia da Informação (TI) em Instituição de Ensino Superior. O método de pesquisa é pesquisa-ação, e como embasamento teórico utiliza as melhores práticas da ITIL e da ABNT ISO 20000 para monitorar os incidentes, serviços e qualidade dos serviços de TI. O projeto de implementação é baseado em soluções abertas e livres devido às liberdades por elas garantidas: usar, estudar, distribuir, melhorar e adaptar para suas necessidades. Aspectos de gestão como mapeamento, monitoramento dos ativos, seus incidentes e as solicitações de serviços são fundamentais para garantir a disponibilidade dos serviços e assim agregar o valor real de TI na organização. O departamento de TI por meio desse projeto pode avaliar sua demanda, prever demandas futuras e promover ações de melhorias para atingir a satisfação dos seus clientes. Os processos e as ferramentas permitem mensurar os tempos, os tipos solicitações e a ainda avalia a satisfação pontualmente. O estudo ainda apresenta uma pesquisa de satisfação com os professores do EAD e como a equipe do TI avaliando o processo de implementação. O estudo confirma que é possível obter melhoria da qualidade dos serviços, por meio de processos e ferramentas.pt
dc.description.abstractThis research will present the aspects related to the implementation of the Service Management in Information Technology in an institution of higher education. The method is action research, and how theoretical foundation uses the best practices of ITIL and ISO 20000 to monitor incidents, services and quality of IT services. The implementation project is based on open and free solutions because of the freedoms guaranteed by them: to use, study, distribute, improve and adapt to your needs. Management aspects as mapping, monitoring of assets, its incidents and service requests are key to ensuring the availability of services and thus add real value of IT in the organization. The IT department through this project can evaluate your demand, predict future demand and promote improvement actions to achieve customer satisfaction. The processes and tools enable measurement times, kind of requests and assesses satisfaction on time. The study also presents a satisfaction survey with ODL teachers and how the IT team evaluating the implementation process. The study confirms that it is possible to improve the quality of services through processes and tools.en
dc.identifier.aleph000866126
dc.identifier.capes33004080052P0
dc.identifier.lattes4951999338304665
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/136479
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectGestão de Serviços de Tecnologia da Informaçãopt
dc.subjectITILpt
dc.subjectABNT ISO 20000pt
dc.subjectIT Service Managementen
dc.subjectHigher Education Institutionen
dc.titleMelhoria dos serviços de TI utilizando o gerenciamento de serviçospt
dc.title.alternativeImprovement of IT services using service managementen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4951999338304665
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEngenharia de Produção - FEGpt
unesp.knowledgeAreaGestão e otimizaçãopt
unesp.researchAreaNão constapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
lopes_sjf_me_guara.pdf
Tamanho:
4.04 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.97 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: