Logotipo do repositório
 

Publicação:
João Olha-para-o-ar e Felipe Irrequieto: distúrbios da atenção e hiperatividade

dc.contributor.authorStella, Florindo [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-24T19:53:38Z
dc.date.available2014-06-24T19:53:38Z
dc.date.issued2007-10-23
dc.description.abstractA estruturação dos processos cognitivos, a partir das relações do sujeito com o meio, constitui a base para a aprendizagem. Dentre os diversos processos cognitivos, a atenção representa um mecanismo imprescindível para a compreensão e incorporação de novos conteúdos. Distúrbios do processo atencional, além de comprometer a aprendizagem, estendem-se para comportamentos de hiperatividade. Os distúrbios da atenção e a hiperatividade - fenômenos intimamente correlacionados - contribuem para que o sujeito tenha dificuldades significativas em outras funções cognitivas, como linguagem, cálculo, capacidade de reconhecimento e de planejamento, habilidade de autocorreção dos comportamentos, etc. O desempenho pedagógico por parte do professor, integrado à ação interdisciplinar de outros profissionais habilitados e de familiares, constitui uma estratégia promissora na abordagem e orientação da criança com distúrbios da atenção e hiperatividade.pt
dc.description.abstractThe structure of the cognitive processes, from the relations between the citizen and the enviroment, constitutes the learning base. Amongst the diverse cognitive processes, the attention represents an essential mechanism for the understanding and incorporation of new contents. Riots of the attention process, besides compromising the learning, are extended for hyperactivity behaviors. The attention riots and the hyperactivity – intimately correlated phenomena - contribute to the significant difficulties the citizen has in other cognitive functions, as language, calculation, capacity of recognition and planning, ability of behaviors self-correction, etc. The teacher’s pedagogical performance, integrated to the interdisciplinary action of other qualified professionals and family, constitutes a promising strategy in the boarding and orientation of the child with attention riots and hyperactivity.en
dc.description.affiliationUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de Educação
dc.description.affiliationUnespUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de Educação
dc.identifierhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/762
dc.identifier.citationEducação: Teoria e Prática, v. 16, n. 28, 2007, p. 47.
dc.identifier.fileISSN1981-8106-2007-16-28-47-65.pdf
dc.identifier.issn1981-8106
dc.identifier.lattes7964386240653380
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/106835
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofEducação: Teoria e Prática
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceEducação: Teoria e Prática
dc.subjectDéficit de atençãopt
dc.subjecthiperatividadept
dc.subjectdistúrbios de aprendizagempt
dc.titleJoão Olha-para-o-ar e Felipe Irrequieto: distúrbios da atenção e hiperatividadept
dc.title.alternativeLook-at-the-air João and Unquiet Felipe: attention riots and hyperactivityen
dc.typeArtigo
dcterms.licensehttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/about/submissions#copyrightNotice
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7964386240653380
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.departmentEducação - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1981-8106-2007-16-28-47-65.pdf
Tamanho:
62.83 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format