Publicação:
Possíveis relações entre avaliação e sistemas apostilados privados em escolas públicas

dc.contributor.authorBertagna, Regiane Helena [UNESP]
dc.contributor.authorBorghi, Raquel Fontes [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-24T19:54:08Z
dc.date.available2014-06-24T19:54:08Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractEste trabalho parte da tendência já verificada em estudo anterior de ampliação das parcerias entre a esfera pública e privada na educação e tem como objetivo discutir uma das modalidades identificadas, a ampliação da adoção de sistemas apostilados privados em escolas públicas municipais e as possíveis relações com os sistemas de avaliação externos. A partir dos dados disponíveis no banco de dados do Grupo Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais – GREPPE discute-se como um dos principais fatores para o crescimento da adoção de sistemas apostilados, a busca das escolas e municípios em melhorar os resultados nos sistemas de avaliações, e, portanto, a centralidade dos sistemas de avaliações nas políticas educacionais. Aponta-se, ainda, para a contradição entre o caminho que vinha sendo trilhado, no sentido de ampliação da autonomia e democratização da gestão escolar e a adoção de sistemas privados de ensino, bem como suas possíveis implicações para a organização do trabalho pedagógico das escolas.pt
dc.description.affiliationUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de Educação
dc.description.affiliationUnespUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de Educação
dc.identifierhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5269
dc.identifier.citationEducação: Teoria e Prática, v. 21, n. 38, 2011, p. 132-146.
dc.identifier.fileISSN1981-8106-2011-21-38-132-146.pdf
dc.identifier.issn1981-8106
dc.identifier.lattes4538018150038718
dc.identifier.lattes6883075564600277
dc.identifier.orcid0000-0003-1486-7396
dc.identifier.orcid0000-0003-4415-0978
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/107430
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofEducação: Teoria e Prática
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceEducação: Teoria e Prática
dc.subjectSistemas apostilados. Organização do trabalho pedagógico. Avaliação. Público-privadopt
dc.titlePossíveis relações entre avaliação e sistemas apostilados privados em escolas públicaspt
dc.typeArtigo
dcterms.licensehttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/about/submissions#copyrightNotice
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4538018150038718[2]
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unesp.author.orcid0000-0003-1486-7396[2]
unesp.author.orcid0000-0003-4415-0978[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.departmentEducação - IBpt

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