Explorando os impactos ômicos da obesidade e do diabetes no sistema reprodutor masculino: um estudo translacional
Carregando...
Data
Autores
Supervisor
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Relatório de pós-doc
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Este estudo busca compreender os mecanismos moleculares envolvidos na infertilidade masculina causada pelo diabetes e obesidade. Para isto o estudo será conduzido em ratos Wistar (machos:
n=80) e homens (n=20), divididos em controle (C), obesos (Ob), diabéticos (Di) e obesosdiabéticos (ObDi). Os ratos serão obtidos do UNIPEX, UNESP, Botucatu, com as enfermidades induzidas e validadas. Já a seleção dos homens voluntários será baseada em critérios de inclusão (IMC de 25 kg/m² e glicemia em jejum entre 70 e 100 mg/dL [C], 30 kg/m² [Ob ou ObDi] e >200 mg/dL [Di ou ObDi], com idade entre 20 e 50 anos e abstinência sexual de 2 dias antes da colheita, junto ao Ambulatório de Endocrinologia, FMB, UNESP, Botucatu. Constatada as enfermidades, amostra de sangue (soro) e do ejaculado serão obtidas. Os ratos serão eutanasiados, o sangue colhido por punção cardíaca, os epidídimos serão usados para obtenção dos espermatozoides e os testículos dissecados para histopatologia e imuno-histoquímica para receptores de andrógeno e insulina (n=40). O soro de ratos e humanos será usado para mensuração das concentrações séricas de leptina, adiponectina, grelina, insulina, glicose, testosterona, LH e FSH. Os espermatozoides serão avaliados incluindo cinética espermática, concentração, morfologia e fragmentação de DNA e então preparados para proteômica (humanos: plasma seminal e espermatozoides) e metabolômica (humanos: espermatozoides e plasma seminal; ratos: espermatozoides). O western blotting será usado para validação da abundância de proteínas. Os ratos restantes (machos n=40 e fêmeas n=40) serão usados para teste de fertilidade in vitro, no qual será avaliada a produção de embriões, incluindo taxa de clivagem, formação de blastocistos e classificação morfológica de acordo com o desenvolvimento. Espera-se que os resultados forneçam compreensão profunda dos mecanismos moleculares envolvidos e estratégias terapêuticas dos impactos da obesidade e diabetes na saúde reprodutiva masculina.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Citação
CARVALHO, Marcos Gomides. Explorando os impactos ômicos da obesidade e do diabetes no sistema reprodutor masculino: um estudo translacional. 2026. Relatório (Pós-doutorado) - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu, 2026.



