Logo do repositório
 

A ecologia em uma eletiva como forma de aprofundamento da educação ambiental no ensino médio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Casatti, Lilian

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

São José do Rio Preto - IBILCE - Ciências Biológicas

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

É inevitável discutir-se sobre as mudanças climáticas na atualidade. Atrelado a este fato, escancara-se a importância de se trabalhar a ecologia nas escolas como uma ferramenta da educação ambiental. O objetivo deste projeto foi construir consciência ambiental com alunos de 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Prof. Jamil Kauan, localizada no município de São José do Rio Preto/SP. Para isso, foram oportunizadas reflexões sobre como as ações antrópicas alteram o equilíbrio dos ecossistemas e, consequentemente, afetam a vida dos alunos. As aulas foram elaboradas no contexto da modalidade Eletiva, ministradas semanalmente, e desenvolvidas por meio de conceitos teóricos e atividades práticas. A maior dificuldade encontrada pelas discentes foi o desinteresse por parte dos alunos, sendo os maiores desafios o uso de aparelhos celulares e as elevadas temperaturas na cidade, que chegaram a 40oC, ocasionando muito desconforto térmico. Contudo, mesmo com os obstáculos encontrados, foi observado um relevante aproveitamento das atividades desenvolvidas. Além disso, o Estágio Curricular Supervisionado proporcionou às discentes um recorte da vivência cotidiana na rede pública de ensino.

Resumo (inglês)

It is inevitable to discuss climate change in today’s world. Linked to this fact, the importance of working with Ecology in schools as a tool for environmental education becomes evident. The aim of this project was to build environmental awareness with 1st-year high school students at the Escola Estadual Prof. Jamil Kauan, located in the municipality of São José do Rio Preto/SP. The project proposed reflections on how anthropogenic actions alter the balance of ecosystems and, consequently, affect the students' lives. The classes were designed through the elective modality, taught weekly, and developed through theoretical concepts and practical activities. The main difficulty encountered by the students was the lack of interest from the 1st graders, with the greatest challenges being the use of mobile phones and the high temperatures in the city, which reached 40ºC, causing significant thermal discomfort. However, despite the challenges faced, a significant benefit from the developed activities was observed. Additionally, the Supervised Curricular Internship provided the students with a glimpse of everyday life in the public education system.

Descrição

Palavras-chave

Mudanças climáticas, Ciências biológicas, Licenciatura, Estágio curricular, Climate change, Biology sciences, Undergraduate degree, Supervised internship

Idioma

Português

Citação

SANTOS, Daniela Mariana dos; MUSSACREDI, Laura Picker Gallas. A ecologia em uma eletiva como forma de aprofundamento da educação ambiental no ensino médio. (Trabalho de Conclusão – Ciências Biológicas). - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2024.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação