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Publicação:
Avaliação de soluções para restauração de pavimento da Rodovia Raposo Tavares (SP-270)

dc.contributor.advisorLima, Jairo Salim Pinheiro de [UNESP]pt
dc.contributor.authorKabeya, Fabrício. [UNESP]pt
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.date.accessioned2024-12-13T15:03:43Z
dc.date.available2024-12-13T15:03:43Z
dc.date.issued2024-12-09
dc.description.abstractA pavimentação de rodovias desempenha um papel fundamental na infraestrutura de transporte, impactando diretamente a eficiência econômica, a segurança viária e a qualidade de vida das pessoas. Este trabalho tem como foco a avaliação de duas técnicas distintas para a restauração do pavimento da Rodovia Raposo Tavares (SP 270), importante via de transporte no estado de São Paulo. As soluções analisadas são: (i) Fresagem e Recomposição com Cimento Asfáltico de Alto Módulo (CAP) e (ii) Reciclagem de Base com subsequente aplicação de revestimento asfáltico. O estudo visa comparar essas soluções em termos de custos de implantação, métodos construtivos e desempenho estrutural, para determinar qual intervenção é mais viável técnica e economicamente para os trechos. A metodologia adotada incluiu uma revisão da literatura existente sobre pavimentação asfáltica, a análise de projetos de restauração anteriores e o acompanhamento em campo de obras em execução. Para a coleta de dados, foram selecionados trechos específicos da Rodovia Raposo Tavares, abrangendo os lotes 2 e 3, que passam pelas cidades de Assis e Ourinhos. Além disso, o desempenho das soluções foi avaliado por meio de monitoramento anual e intermediário utilizando o equipamento FWD (Falling Weight Deflectometer), que permite a análise das deflexões do pavimento. A comparação final das soluções considerou não apenas o desempenho técnico e a durabilidade do pavimento, mas também os desafios operacionais e os custos envolvidos em cada método. Os resultados esperados deste trabalho visaram fornecer subsídios valiosos para os órgãos gestores de infraestrutura rodoviária, auxiliando na tomada de decisões sobre a escolha de técnicas de restauração que possam garantir maior durabilidade, menor custo e manutenção eficiente, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de transporte na região.pt
dc.description.abstractHighway pavement plays a crucial role in transportation infrastructure, directly impacting economic efficiency, road safety, and people's quality of life. This study focuses on evaluating two distinct techniques for the restoration of pavement on the Raposo Tavares Highway (SP 270), a major transportation route in the state of São Paulo. The solutions analyzed are: (i) Milling and Resurfacing with High Modulus Asphalt Concrete (HMAC) and (ii) Base Recycling with subsequent application of asphalt overlay. The study aims to compare these solutions in terms of implementation costs, construction methods, and structural performance to determine which intervention is more technically and economically viable for the restored sections. The adopted methodology includes a review of existing literature on asphalt pavement, analysis of previous restoration projects, and field monitoring of ongoing construction works. For data collection, specific sections of the Raposo Tavares Highway were selected, covering lots 2 and 3, which pass through the cities of Assis and Ourinhos. Moreover, the performance of the solutions will be evaluated through annual and intermediate monitoring using the Falling Weight Deflectometer (FWD) equipment, which allows the analysis of pavement deflections. The final comparison of the solutions will consider not only the technical performance and durability of the pavement but also the operational challenges and costs involved in each method. The expected results of this study aim to provide valuable insights for road infrastructure management bodies, assisting in decision-making regarding the selection of restoration techniques that can ensure greater durability, lower cost, and efficient maintenance, thus contributing to sustainable development and improved transportation conditions in the region.en
dc.identifier.citationKABEYA, Fabrício. Avaliação de soluções para restauração de pavimento da rodovia Raposo Tavares (SP-270). Orientador: Jairo Salim Pinheiro de Lima. 2024. 63 f. : il. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteira, 2024pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/259031en
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectPavimentaçãopt
dc.subjectCimento asfáltico de alto módulo (CAP)pt
dc.subjectRestauraçãopt
dc.titleAvaliação de soluções para restauração de pavimento da Rodovia Raposo Tavares (SP-270)pt
dc.title.alternativeEvaluation of Solutions for Pavement Restoration of the Raposo Tavares Highway (SP-270)en
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteirapt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.undergraduateIlha Solteira - FEIS - Engenharia Civilpt

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