Logotipo do repositório
 

Publicação:
As tecnologias da informação no dispositivo pedagógico

dc.contributor.authorRamos, Douglas Rossi [UNESP]
dc.contributor.authorCardoso Júnior, Hélio Rebello [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-08-21T17:53:16Z
dc.date.available2015-08-21T17:53:16Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractInformation technologies have enabled new forms of interactions among individuals, and can also be found in various educational institutions. However, despite appropriating new technological tools, educational practices continue to be based on a supposed pedagogical subject conceived as a transcendent way, ignoring his emergence and his origin in a particular historical period , and the control mechanisms by which is immersed. as well. This article aims to present results of an analysis on technology and education based on the thought of philosopher Michel Foucault. We analyzed proposals and discourses found in articles in a magazine entitled Patio - Revista Pedagógica.en
dc.description.abstractAs tecnologias de informação possibilitaram novas formas de interações entre os sujeitos, sendo inclusive difundidas nas mais diversas instituições pedagógicas. Todavia, apesar de se apropriarem de novos instrumentos tecnológicos, as práticas educacionais continuam a se pautar em um suposto sujeito pedagógico concebido como uma forma transcendental, ignorando sua emergência e proveniência num determinado período histórico, bem como os mecanismos de controle aos quais esse sujeito está imerso. A partir disso, este texto pretendeu trazer uma análise sobre tecnologia e educação a partir do pensamento do filósofo Michel Foucault, recorrendo a textos extraídos de uma revista de educação denominada ―Pátio-Revista Pedagógica‖.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de História, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antônio 2001, Campus Universitário, CEP 19806173, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de História, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antônio 2001, Campus Universitário, CEP 19806173, SP, Brasil
dc.format.extent51-58
dc.identifierhttp://www.uff.br/feuffrevistaquerubim/index.php?option=com_content&view=article&id=4&Itemid=4
dc.identifier.citationRevista Querubim, v. 1, n. 7, p. 51-58, 2011.
dc.identifier.issn1809-3264
dc.identifier.lattes7428964121614007
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/126827
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Querubim
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectEducationen
dc.subjectFoucaulten
dc.subjectTecnologiaspt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectFoucaultpt
dc.titleAs tecnologias da informação no dispositivo pedagógicopt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7428964121614007
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.departmentHistória - FCLASpt

Arquivos