Publicação: Tarifa branca: análise e gerenciamento de energia por parte do consumidor
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Data
Orientador
Alves, Carlos Antonio 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Ilha Solteira - FEIS - Engenharia Elétrica
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente trabalho aborda a implementação da Tarifa Branca destinada aos consumidores residenciais, enfatizando a complexidade inerente à gestão da demanda, a qual é influenciada pelos hábitos de consumo e pelas limitações dos medidores existentes. A pesquisa concentra-se na avaliação da viabilidade e rentabilidade associadas à sua adesão. A metodologia envolve análise de casos específicos, considerando equipamentos elétricos e a possibilidade de deslocar o consumo para horários alternativos. A análise financeira busca informar a tomada de decisão dos consumidores em relação à adesão a planos tarifários vantajosos. O objetivo é contribuir para uma compreensão do perfil energético dos consumidores, fornecendo recomendações personalizadas para a eficiência do sistema elétrico. A comparação entre o plano tarifário convencional e um novo proposto, permite avaliar o impacto financeiro da adesão. A avaliação da viabilidade da adesão a essa modalidade ressalta a importância de conduzir um estudo prévio antes de optar por essa forma de consumo. Os desafios identificados incluem a gestão eficaz da demanda e a necessidade de ajustar o consumo para períodos considerados fora do horário de ponta. Nos três casos analisados, dois não compensam aderir à tarifa branca devido aos horários de trabalho; já no terceiro, compensa, o que geraria uma economia considerável, isso sem considerar que seja feita uma alteração de sua rotina. Em uma nova análise, o trabalho abordou a possibilidade de deslocamento de carga e constatou a efetividade dessa adesão. A tarifa branca pode não ser a escolha mais vantajosa caso não haja um deslocamento do consumo para os horários fora de ponta, tornando, consequentemente, a tarifa convencional a opção mais apropriada.
Resumo (inglês)
This paper addresses the implementation of the White Tariff for residential consumers, emphasizing the complexity inherent in demand management, which is influenced by consumption habits and the limitations of existing meters. The research focuses on assessing the feasibility and profitability associated with its implementation. The methodology involves analyzing specific cases, considering electrical equipment and the possibility of shifting consumption to alternative times. The financial analysis seeks to inform consumer decision-making in relation to joining advantageous tariff plans. The aim is to contribute to an understanding of the energy profile of consumers, providing personalized recommendations for the efficiency of the electricity system. The comparison between the conventional tariff plan and the new one proposed makes it possible to assess the financial impact of signing up. The assessment of the feasibility of adhering to this modality highlights the importance of conducting a prior study before opting for this form of consumption. The challenges identified include effective demand management and the need to adjust consumption for periods considered off-peak. Of the three cases analyzed, two did not make sense to adhere to the white tariff due to their working hours, while the third did, generating considerable savings, without considering any changes to their routine. In a new analysis, the paper looked at the possibility of load shifting and saw how effective it would be. The white tariff may not be the most advantageous choice if consumption is not shifted to off-peak times, making the conventional tariff the most appropriate option.
Descrição
Palavras-chave
Tarifa branca, Estudo de caso, Horário de ponta, White tariff, Case study, Peak time
Idioma
Português
Como citar
SPESSOTTO, Pedro Vinicius Batista. Tarifa branca: análise e gerenciamento de energia por parte do consumidor. Orientador: Carlos Antônio Alves. 2024. 53 f. : il. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteira, 2024. Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.