Logotipo do repositório
 

Publicação:
Cursinho pré-vestibular diferencial: multidisciplinaridade e práticas pedagógicas para alunos de escola pública

dc.contributor.authorSouza, Luiz Gustavo Moretti de [UNESP]
dc.contributor.authorNervi, Diego Gomes [UNESP]
dc.contributor.authorMurad, Lucas [UNESP]
dc.contributor.authorCordeiro, Maria Angela de Moraes [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-02T15:40:20Z
dc.date.available2017-01-02T15:40:20Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractIntrodução: O Cursinho Diferencial é o cursinho comunitário da UNESP campus Ilha Solteira no qual estão envolvidos graduandos de vários cursos, ministrando aulas de todas as disciplinas que atendem alunos oriundos do ensino público na cidade de Andradina e região. Existem muitos caminhos para a aquisição do saber elaborado, sendo que o caminho que pode ser válido numa determinada conjuntura, num determinado local ou contexto, pode não ser em outra conjuntura ou contexto. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo inter-relacionar o conteúdo da aula despertando o interesse dos alunos pela disciplina de Biologia, utilizando a ferramenta da multidisciplinaridade entre as matérias de Biologia, Geografia e História. Métodos e Resultados: Ao serem ministradas as primeiras aulas expositivas se observou que havia pouca assimilação pelos alunos, onde as informações entre as matérias de Biologia, Geografia e História tornavam-se desencontradas e de difícil compreensão pelo aluno. De tal modo, os professores dessas áreas analisaram a necessidade de realizarem em conjunto um cronograma de suas aulas, as quais teriam informações complementares umas as outras. Sendo assim, quando o professor de Biologia (Vegetal) fosse retratar o bioma Mata Atlântica, liga-se o a um fato histórico de colonização e ocupação pelo homem (História do Brasil) e demonstra-se suas características geo-morfológicas (Geografia-física), ligando todos os pontos entre o mesmo conteúdo.Como forma de avaliação, no início do ano letivo foi aplicada uma prova para 23 alunos, contendo 10 questões objetivas, com valor de 1 ponto para cada questão. Os resultados obtidos foram: 21,74% dos alunos obtiveram notas entre 8 a 10, sendo classificado como ótimo desempenho, 43,48% obtiveram notas entre 5 a 7, sendo classificado como bom desempenho, e 34,78% obtiveram notas abaixo de 5, sendo classificado como insatisfatório. No começo do mês de junho, finalizando o semestre letivo, foi aplicada outra avaliação no mesmo modelo, para os mesmos alunos. No entanto, as questões foram elaboradas contextualizando e multidisciplinarizando as matérias de Biologia, Geografia e História. Os resultados obtidos foram: 30,43% dos alunos obtiveram notas entre 8 a 10, classificado como ótimo desempenho, 47,48% obtiveram notas entre 5 a 7, sendo classificado como bom desempenho, e 22,09% obtiveram notas abaixo de 5, sendo classificado como insatisfatório. Conclusão: Foi notório o maior interesse durante as aulas, maior participação nas discussões, e melhor entrosamento na relação entre os alunos e entre o professor e alunos. Os alunos elogiaram as aulas e a fixação pelo aluno ficou claramente mais ampla. Com base nas respostas dos alunos é valido o uso de tais práticas pedagógicas desempenhadas pelo professor.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira
dc.format.extent09850
dc.identifierhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg1MA==
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09886
dc.identifier.file2013-09850-souza.pdf
dc.identifier.lattes1094113791665412
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/147049
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectVestibularpt
dc.subjectEscola públicapt
dc.titleCursinho pré-vestibular diferencial: multidisciplinaridade e práticas pedagógicas para alunos de escola públicapt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes1094113791665412
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteirapt
unesp.departmentFísica e Química - FEISpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
2013-09850-souza.pdf
Tamanho:
9.93 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format