Logotipo do repositório
 

Publicação:
DINÂMICA DISCURSIVA E O ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UM EPISÓDIO DE ENSINO ENVOLVENDO O USO DE UM TEXTO ALTERNATIVO

dc.contributor.authorAssis, Alice [UNESP]
dc.contributor.authorTeixeira, Odete Pacubi Baierl [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:53:27Z
dc.date.available2021-07-14T10:53:27Z
dc.date.issued2007
dc.description.abstractThis paper focuses the discursive dynamic analysis among pupils and teacher using an alternative text called Our Universe, in physics classes for young and adult people. A teaching episode about physics concepts discussion was used and the results showed that this text was potentially significant to pupils, who had their curiosity and interest increased, besides of their relating of discussed topics with previous knowledge. This fact associated to the teacher's interceding role, who assumed a dialogical approach, resulted in an easier students' significant critical leaning.en
dc.description.abstractEste artigo enfoca a análise da dinâmica discursiva entre alunos e professor mediados pelo uso de um texto alternativo intitulado Nosso Universo, em aulas de Física, em uma sala de educação de jovens e adultos. Para tal, é destacado um episódio de ensino cuja abordagem centra-se na discussão de conceitos físicos. Os resultados evidenciaram que o referido texto mostrou-se potencialmente significativo para os alunos, aguçando a curiosidade e o interesse dos mesmos, que relacionaram os conteúdos abordados com os seus conhecimentos prévios. Esse fator vinculado ao papel mediador do professor, que assumiu uma postura dialógica, resultou na facilitação da aprendizagem significativa crítica por parte dos estudantes.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
dc.format.extent205-221
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172007090204
dc.identifier.citationEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 09, n. 02, p. 205-221, 2007.
dc.identifier.doi10.1590/1983-21172007090204
dc.identifier.fileS1983-21172007000200205.pdf
dc.identifier.issn1983-2117
dc.identifier.issn1415-2150
dc.identifier.scieloS1983-21172007000200205
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/213317
dc.language.isopor
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.relation.ispartofEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectphysics teachingen
dc.subjectreadingen
dc.subjectdiscourse.en
dc.subjectensino de físicapt
dc.subjectleiturapt
dc.subjectargumentação.pt
dc.titleDINÂMICA DISCURSIVA E O ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UM EPISÓDIO DE ENSINO ENVOLVENDO O USO DE UM TEXTO ALTERNATIVOpt
dc.title.alternativeDiscursive dynamic and the physics teaching: analysis of a teaching episode concerning an alternative text useen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.departmentFísica e Química - FEGpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1983-21172007000200205.pdf
Tamanho:
733.55 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format