Publicação: Análise de um ciclo-rickshaw adaptado
dc.contributor.advisor | Bazani, Márcio Antônio. [UNESP] | pt |
dc.contributor.author | Silva Júnior, Elias Morais da. [UNESP] | pt |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | pt |
dc.date.accessioned | 2024-11-06T21:20:36Z | |
dc.date.available | 2024-11-06T21:20:36Z | |
dc.date.issued | 2024-10-29 | |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma análise estrutural de um ciclo-rickshaw adaptado utilizando o Método dos Elementos Finitos (MEF) no software Inventor. O objetivo é avaliar a resistência e segurança do chassi sob diferentes condições de carga, garantindo sua integridade para uso em vias públicas. A metodologia envolveu a modelagem tridimensional do chassi, definição do material (aço AISI 1020), e a simulação das tensões de Von Mises e deslocamentos. Os resultados mostraram que o chassi apresenta um fator de segurança de 15, muito acima do mínimo estabelecido de 1,5, o que garante sua robustez e segurança. O estudo conclui que a estrutura está apta para suportar as cargas previstas, sem necessidade de modificações significativas no design. | pt |
dc.description.abstract | This work presents a structural analysis of an adapted cycle rickshaw using the Finite Element Method (FEM) in the Inventor software. The objective is to assess the strength and safety of the chassis under different loading conditions, ensuring its integrity for public road use. The methodology involved the threedimensional modeling of the chassis, material definition (AISI 1020 steel), and simulation of Von Mises stresses and displacements. The results showed that the chassis has a safety factor of 15, far above the minimum required of 1.5, ensuring its robustness and safety. The study concludes that the structure can withstand the predicted loads, with no significant design modifications needed. | en |
dc.identifier.citation | Silva Júnior, Elias Morais da. Análise estática de um ciclo-rickshaw adaptado. Orientador: Márcio Antônio Bazani. 2024. 40 f. : il. Trabalho de conclusão de curso ( Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteira, 2024 | pt |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/258037 | en |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | pt |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Ciclo-rickshaw | pt |
dc.subject | Simulação | pt |
dc.subject | Inventor | pt |
dc.subject | Cycle-rickshaw | en |
dc.subject | Simulation | en |
dc.title | Análise de um ciclo-rickshaw adaptado | pt |
dc.title.alternative | Static analysis of an adapted cycle-rickshaw. | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteira | pt |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
unesp.undergraduate | Ilha Solteira - FEIS - Engenharia Mecânica | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- silva junior_em_tcc_ilha.pdf
- Tamanho:
- 1.41 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.14 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Carregando...
- Nome:
- silva junior_em_autorizacao_ilha.pdf
- Tamanho:
- 168.98 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição: