Logotipo do repositório
 

Publicação:
A dimensão da pesquisa na formação inicial de professores

dc.contributor.authorChaluh, Laura Noemi [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:42Z
dc.date.available2016-07-19T12:59:42Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractNeste trabalho socializo alguns resultados produzidos a partir de uma pesquisa (em andamento) que objetiva compreender os processos formativos desencadeados em um grupo de alunos de um curso de Pedagogia. Estes participam de um projeto de extensão no qual buscamos considerar o cotidiano escolar como espaço formativo e como objeto de estudo; refletir sobre a organização do trabalho pedagógico na escola e promover situações que possibilitem vivenciar o trabalho coletivo. Essas ações estão atreladas a outros dois espaços de formação dos quais esses alunos também participam: um projeto de pesquisa desenvolvido em escolas de Ensino Fundamental I e da Educação Infantil e um curso de extensão oferecido para educadores da rede municipal de ensino. Problematizo aqui, a partir das análises dos escritos produzidos pelos alunos, a potencialidade e contribuições da dimensão da pesquisa para pensar na constituição desses alunos enquanto futuros educadores. A investigação desenvolvida por mim, de orientação sócio-histórica, assume uma perspectiva dialógica ao promover a formação de todos aqueles que dela participam. Analiso os escritos dos alunos a partir do paradigma indiciário (GINZBURG, 1989).pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.format.extent1567-1579
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1567-1579
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-1567-1579.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes5879357007917808
dc.identifier.orcid0000-0003-0014-7232
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141606
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectFormação inicialpt
dc.subjectPesquisapt
dc.subjectCotidiano escolarpt
dc.titleA dimensão da pesquisa na formação inicial de professorespt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5879357007917808
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.departmentEducação - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-1567-1579.pdf
Tamanho:
546.16 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format