Publicação:
O modelo atômico de Bohr e as abordagens para seu ensino na escola média

dc.contributor.authorSilva, Leandro Londero da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-04-27T11:55:52Z
dc.date.available2015-04-27T11:55:52Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractThe teaching of modern and contemporary Physics subjects in high school is indispensable and it was already justified by several researchers. Among the subjects which must be taught, there is, for instance, Bohr atomics model. However, as it was noticed in literature review, many didactic materials do not deal with this model adequately, since that they do not take into account Bohr ideas, which involved Planck studies on black-body radiation, Einsten theory for photoelectric effect, Rutherford experiences and atomics model and the empiric results upon the spectrums of chemical elements emission. From that, it is extremely important teaching through approaches which potentialize the learning of the model proposed by Niels Bohr. On the other hand, teachers from high schools cannot have clearness about which approaches can be applied for teaching the mentioned model. Thus, it is presented some possibilities for teaching Bohr atomics model, with examples and justifications for the use of each one. Special treatment was attributed to the teaching from Science History and Philosophy, from the reading of scientific diffusion and original scientific texts, from analogies, from comic strips and from computer simulations.en
dc.description.abstractO ensino de conteúdos de física moderna e contemporânea na escola de nível médio é imprescindível e já foi justificado por diversos pesquisadores. Entre os conteúdos que deveriam ser ensinados encontra-se, por exemplo, o modelo atômico de Bohr. No entanto, como verificado mediante revisão de literatura, várias obras didáticas não abordam esse modelo adequadamente, uma vez que desconsideram as idéias de Bohr, as quais envolviam os estudos de Planck sobre a radiação do corpo negro, a teoria de Einstein para o efeito fotoelétrico, as experiências e o modelo atômico de Rutherford e os resultados empíricos sobre os espectros de emissão de elementos químicos. Perante isso, é de fundamental importância o ensino por meio de abordagens que potencializem a aprendizagem do modelo proposto por Niels Bohr. Por outro lado, professores do ensino médio podem não ter claro quais abordagens podem ser utilizadas quando do ensino do referido modelo. Assim, apresentam-se algumas possibilidades para o ensino do modelo atômico de Bohr, com exemplos e justificativas para o uso de cada uma delas. Atenção especial foi dada ao ensino por meio da História e Filosofia da Ciência, da leitura de textos de divulgação científica ou originais de cientistas, de analogias, de tiras em quadrinhos e simulações computacionais.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo - de 1897/1898 ao fim, Jardim Nazareth, CEP 15054000, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo - de 1897/1898 ao fim, Jardim Nazareth, CEP 15054000, SP, Brasil
dc.format.extent13-37
dc.identifierhttp://revistas.udistrital.edu.co/ojs/index.php/GDLA/article/view/7309
dc.identifier.citationGondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias, v. 9, n. 1, p. 13-37, 2014.
dc.identifier.fileISSN2145-4981-2014-09-01-13-37.pdf
dc.identifier.issn2145-4981
dc.identifier.lattes5095548579111329
dc.identifier.orcid0000-0002-2400-1847
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/122579
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofGondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectModelo Atômico de Bohrpt
dc.subjectEnsino de Física, Ensino Médiopt
dc.subjectBohr atomics modelen
dc.subjectphysics teachingen
dc.subjecthigh schoolen
dc.titleO modelo atômico de Bohr e as abordagens para seu ensino na escola médiapt
dc.title.alternativeThe atomic model of Bohr and approaches for its teaching in high schoolen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5095548579111329
unesp.author.orcid0000-0002-2400-1847
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.departmentEducação - IBILCEpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2145-4981-2014-09-01-13-37.pdf
Tamanho:
4.54 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format