Publicação:
Inglês para crianças do Ensino Fundamental: visões implícitas da avaliação proposta por um livro didático e as crenças dos professores

dc.contributor.authorRocha, Cláudia Hilsdorf
dc.contributor.authorCosta, Leny
dc.contributor.authorSilva, Kleber Aparecido da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:09:13Z
dc.date.available2014-05-20T15:09:13Z
dc.date.issued2006-01-01
dc.description.abstractEste trabalho, de natureza qualitativa e de cunho etnográfico, tem como cenário um Projeto de Línguas Estrangeiras, implementado nos Ciclos 1 e 2 do Ensino Fundamental Público de uma cidade do interior paulista. O objetivo principal do estudo é investigar as visões implícitas da avaliação proposta pelo livro didático em uso no mencionado contexto de ensino, confrontando-as com a abordagem explícita do material acerca do processo avaliatório e com as crenças dos professores sobre a avaliação em foco. Para tanto, tomamos como referencial os princípios sociointeracionistas (Vygotsky, 1978) e comunicacionais (Almeida Filho, 1993, 2005) de linguagem e aprendizagem, assim como construtos referentes às crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas (Barcelos, 1995, 2004a, b; Silva, 2005) e também referentes à avaliação (Scaramucci, 1997, 2004) no ensino de línguas para crianças (Cameron, 2001).pt
dc.description.abstractThis qualitative and ethnographic study was carried out within the context of a Foreign Language Project implemented in the Municipal Primary Schools of a small city in the state of São Paulo State. This research aimed at investigating the implicit and explicit views of the evaluation proposed by the coursebook in use. This work also aimed at researching into the relationship between such views and the beliefs of the teachers involved in such evaluation process. The theoretical framework includes reference to the communicative (Almeida Filho, 1993, 2005) and socio-interactionist principles (Vygotsky, 1978, 1998, 2001) applied to the concept of beliefs (Barcelos, 1995, 2004a, b; Silva, 2005), as well as on constructs related to testing and assessment (Scaramucci, 1997, 2004) as far as Primary English teaching is concerned (Cameron, 2001).en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Campinas
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Campinas Faculdade Comunitária de Limeira
dc.description.affiliationUNESP IBILCE Faculdade Comunitária de Limeira
dc.description.affiliationUnespUNESP IBILCE Faculdade Comunitária de Limeira
dc.format.extent79-112
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982006000200005
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 6, n. 2, p. 79-112, 2006.
dc.identifier.doi10.1590/S1984-63982006000200005
dc.identifier.fileS1984-63982006000200005.pdf
dc.identifier.issn1984-6398
dc.identifier.scieloS1984-63982006000200005
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/27145
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Linguística Aplicada
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.titleInglês para crianças do Ensino Fundamental: visões implícitas da avaliação proposta por um livro didático e as crenças dos professorespt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1984-63982006000200005.pdf
Tamanho:
148.74 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:

Coleções