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As origens da psicanálise de crianças no Brasil: entre a educação e a medicina

dc.contributor.authorAbrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T13:22:28Z
dc.date.available2014-05-20T13:22:28Z
dc.date.issued2009-09-01
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo investigar a forma como as primeiras informações relativas à psicanálise de crianças foram introduzidas no Brasil, bem como delinear como estas idéias foram apropriadas pelos teóricos nacionais e incorporadas nas práticas de assistência à criança desenvolvidas no País nas primeiras décadas do século XX. Para isto foi desenvolvida uma pesquisa histórica de natureza qualitativa, mediante a realização de um levantamento bibliográfico que buscou identificar a produção de autores nacionais sobre psicanálise de crianças entre as décadas de 1920 a 1950. Os resultados indicam que a inserção da psicanálise de crianças no país ocorreu por duas vias: primeiramente através da educação, mediante a utilização deste referencial teórico com o intuito de melhor gerir a educação das crianças e solucionar seus problemas escolares; e, posteriormente, por intermédio da medicina, mediante o desenvolvimento de uma prática psicoterápica destinada ao tratamento de crianças com transtornos emocionais.pt
dc.description.abstractEl artículo presente tiene el objetivo de investigar la forma como las primeras informaciones relativas a los psicoanálisis de niños que se introdujo en Brasil, así como para delinear cómo estas ideas fueran adecuadas por las personas teóricas nacionales e, incorporado en las prácticas de ayuda al niño, desarrollado al país en las primeras décadas del siglo XX. Para tal una investigación histórica de naturaleza cualitativa se desarrolló, por el logro de un levantamiento bibliográfico que buscó identificar la producción de los autores nacionales en psicoanálisis de niños entre las décadas de 1920 a 1950. Los resultados indican que la inserción del psicoanálisis de los niños en el país pasó por dos caminos: primeramente a través de la educación, por el uso de esta referencia teórica con la intención de mejor manejar la educación del los niños y resolver sus problemas escolares, y, después, a través de la medicina, a través del desarrollo de una práctica psicoterapéutica destinada al tratamiento de los niños con los problemas emocionales.es
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo investigar a forma como as primeiras informações relativas à psicanálise de crianças foram introduzidas no Brasil, bem como delinear como estas idéias foram apropriadas pelos teóricos nacionais e incorporadas nas práticas de assistência à criança desenvolvidas no País nas primeiras décadas do século XX. Para isto foi desenvolvida uma pesquisa histórica de natureza qualitativa, mediante a realização de um levantamento bibliográfico que buscou identificar a produção de autores nacionais sobre psicanálise de crianças entre as décadas de 1920 a 1950. Os resultados indicam que a inserção da psicanálise de crianças no país ocorreu por duas vias: primeiramente através da educação, mediante a utilização deste referencial teórico com o intuito de melhor gerir a educação das crianças e solucionar seus problemas escolares; e, posteriormente, por intermédio da medicina, mediante o desenvolvimento de uma prática psicoterápica destinada ao tratamento de crianças com transtornos emocionais.en
dc.description.affiliationUNESP Faculdade de Ciências e Letras de Assis Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Sociedade
dc.description.affiliationUnespUNESP Faculdade de Ciências e Letras de Assis Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Sociedade
dc.format.extent423-432
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722009000300002
dc.identifier.citationPsicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 14, n. 3, p. 423-432, 2009.
dc.identifier.doi10.1590/S1413-73722009000300002
dc.identifier.fileS1413-73722009000300002.pdf
dc.identifier.issn1413-7372
dc.identifier.scieloS1413-73722009000300002
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/6597
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia
dc.relation.ispartofPsicologia em Estudo
dc.relation.ispartofsjr0,229
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceSciELO
dc.subjectPsicanálisept
dc.subjectcriançapt
dc.subjectBrasilpt
dc.subjectPsicoanálisises
dc.subjectniñoses
dc.subjectBrasiles
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectchilden
dc.subjectBrazilen
dc.titleAs origens da psicanálise de crianças no Brasil: entre a educação e a medicinapt
dc.title.alternativeLos orígenes de psicoanálisis de niños en Brasil: entre la educación y la medicinaes
dc.title.alternativeThe origins of the psychoanalysis of children in Brazil: between education and the medicineen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isDepartmentOfPublication99092848-de25-481b-84fb-39b9cff07817
relation.isDepartmentOfPublication.latestForDiscovery99092848-de25-481b-84fb-39b9cff07817
relation.isOrgUnitOfPublicationc3f68528-5ea8-4b32-a9f4-3cfbd4bba64d
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unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.departmentPsicologia Clínica - FCLASpt

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