Publicação:
O papel dos cursos de letras na formação dos professores de leitura e literatura

dc.contributor.authorAntunes, Benedito [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:14Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:14Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO relato apresenta conclusões parciais de pesquisa destinada a estudar as condições da formação do professor de língua e literatura nos cursos de Letras. Toma como referência a organização curricular dos cursos de Letras no Brasil e na Itália, com base em estágio realizado na Universidade de Siena em 2011 para desenvolver o projeto “Os estudos literários e o ensino de literatura na universidade italiana”. Embora se trate de dois contextos distintos do ponto de vista tanto econômico e social quanto cultural e educacional, a comparação permite que se formulem questões relevantes no tocante ao papel das universidades públicas na formação dos formadores de leitores. Na Itália e no Brasil os cursos de Letras encontram-se em crise por causa das perspectivas profissionais para professores, seja pela falta de postos de trabalho pura e simplesmente no país europeu, seja pelo pouco interesse que a profissão desperta entre nós. Diferentemente da Itália, porém, no Brasil, a crise envolve outros fatores, especialmente a mudança da classe social dos universitários que optam pelos cursos de licenciatura. Nesse quadro, acentua-se a carência de profissionais capazes de desenvolver competências fundamentais da educação básica, como a leitura e a escrita. Tradicionalmente, essa tarefa tem sido desenvolvida pelos cursos de Letras, cuja oscilação de objetivos entre formar professores e formar especialistas em letras se apresenta como um complicador num momento em que mais se necessita de bons professores para atuar na educação básica. A pergunta que se coloca, portanto, toca os próprios objetivos dos cursos de Letras no momento: o que podem fazer para responder a essa necessidade social?pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Literatura, Faculdade de Ciências e Letras de Assis
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.format.extent7252-7262
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7252-7262
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-7252-7262.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes3316631966157898
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141735
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectFormação do leitor literáriopt
dc.subjectFormação do professor de Portuguêspt
dc.subjectLeitura na escolapt
dc.titleO papel dos cursos de letras na formação dos professores de leitura e literaturapt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes3316631966157898[1]
unesp.author.orcid0000-0001-8269-4410[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.departmentLiteratura - FCLASpt

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