Publicação:
A representatividade da agência de viagens no curso de turismo

dc.contributor.authorRosa, Lelio Galdino [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-09-01T13:57:52Z
dc.date.available2016-09-01T13:57:52Z
dc.date.issued2005
dc.description.abstractIntrodução: Em cumprimento das exigências legais e do perfeito andamento do curso de Turismo com Ênfase em Meio Ambiente da UNESP Unidade Diferenciada de Rosana, iniciamos em junho de 2004 o processo de implantação da Agência Acadêmica. Destacamos a importância da mesma no processo de divulgação do potencial turístico do município junto a outras regiões e principalmente da inserção da comunidade no processo de desenvolvimento do turismo local e receptivo. Objetivos: -Promover o desenvolvimento turístico e sócio-econômico local, -Divulgar e explorar o potencial regional, -Capacitar os alunos do curso de Turismo para o mercado de trabalho, -Proporcionar conhecimentos práticos relacionados à teoria vista em sala de aula. Métodos: Tendo a ciência de que todo e qualquer trabalho deve ser feito de forma prazerosa e com extrema qualidade, formamos uma equipe para elaboração, implantação e manutenção deste projeto. Pessoas capacitadas e dispostas a colaborar de forma conjunta e harmônica, prontos à enfrentar novos desafios e também romper paradigmas numa época de grande competitividade que exige cada vez mais bons profissionais. Sendo esta equipe formada pelo Prof. Lélio Galdino, o Contador da Unidade Edmilson Muller Gheno e dois alunos do curso de Turismo. Para a viabilização e operacionalização da Agência está sendo proposto um convênio com uma agência consolidada no mercado, a qual proporcionará captação de recursos externos bem como a habilitação da então denominada UNESPVIAGENS, nos órgãos regulamentadores de agências de viagens. Foi aplicado um questionário para 54% dos professores do curso de Turismo, percebendo a importância da Agência Acadêmica entre outros laboratórios e atividades onde adotou-se uma escala que variava de 5 (cinco) à 0 (Zero), sendo 5 o grau máximo de importância e 0 (zero) o grau mínimo, não podendo repetir o mesmo valor para mais de um segmento. Como resultado foi feito a soma simples dos valores. Resultados: Primeira Agência Acadêmica de Universidade Pública com atendimento real ao público. Geração de oportunidade de experiências e de estágio. Serve como laboratório para diversas disciplinas do curso. Geração de emprego. O resultado do questionário junto aos professores foi o seguinte: Agência = 38 pontos, Laboratório de Meios de hospedagem (ainda não implantado) = 25 pontos, Laboratório de A & B (ainda não implantado) = 24 pontos, Laboratório de Línguas e Empresa Junior = 21 pontos, Laboratório de projetos = 18 pontos, Laboratório de informática = 14 pontos. Constatando assim a conciência dos docentes quanto a importância de uma agência de viagens para o curso e tendo a mesma como diferencial para os demais cursos de turismo em instituições de ensino superior públicas.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Turismo, Câmpus Experimental de Rosana
dc.format.extent053
dc.identifierhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 053
dc.identifier.file2005-053-rosa.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143512
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.titleA representatividade da agência de viagens no curso de turismopt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia e Ciências, Rosanapt
unesp.departmentTurismopt

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