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Publicação:
O desafio da docência na visão dos professores universitários no âmbito da pós-graduação

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Data

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

A emergência da preparação para a docência em Curso de Pós-Graduação stricto sensu se apresenta com muita força no contexto da massificação e interiorização da educação superior no Brasil. Esses Cursos têm a formação para a pesquisa como mote principal, distanciando-se da compreensão da indissociabilidade dessa função com o ensino e a extensão. Numa iniciativa pontual, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), instituiu a disciplina intitulada “Preparação Pedagógica” oferecida aos alunos de pós-graduação. Esse estudo tomou seis professores dessa disciplina como interlocutores e através de entrevistas, observação de aulas e análise documental dos planos de ensino procurou compreender suas concepções e práticas. De acordo com os professores, ao organizar e desenvolver essa disciplina eles também se revisam profissionalmente, especialmente levando em conta a complexidade que vivem ao ter de pensar, atuar e ser professor universitário que está formando seus próprios pares. Reconhecem a importância dos saberes pedagógicos como elemento fundamental para o exercício profissional e expressam a crença de que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão pode ser discutida e vivenciada por seus alunos. As conclusões do estudo apontam para a importância e a manutenção de espaços formativos na universidade que possibilitem a construção identitária do professor e do futuro professor universitário em distintos lugares, priorizando aqueles que têm força institucional reconhecida e legitimada. Essa condição precisa ser estendida para as políticas públicas em assumirem a responsabilidade institucional pela qualificação dos professores que atuam na educação superior.

Descrição

Palavras-chave

Ensino, Pesquisa, Preparação Pedagógica, Docência

Idioma

Português

Como citar

CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5724-5734

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