Publicação: Administração e simplificação de ferramentas digitais para a organização LA GPS de uma empresa por meio do desenvolvimento de soluções digitais de fácil utilização.
Carregando...
Data
2022-03-03
Autores
Orientador
Canettieri, Eliana Vieira 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Engenharia Mecânica - FEG
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho tem como objetivo apresentar o estudo de caso de um desenvolvimento de ferramentas digitais de fácil utilização em uma grande empresa multinacional do ramo de bens de consumo de produção em massa. A constante necessidade do aumento de produtividade da mão-de-obra e a extensa concorrência global nos mais diversos setores induzem empresas que buscam expandir sua atuação no mercado a idealizar alternativas que as tornem mais competitivas. Dentre as alternativas, o desenvolvimento de ferramentas automáticas e digitais, ainda mais na atualidade pandêmica, é de suma importância, com foco na administração e desenvolvimento de ferramentas digitais de fácil utilização em contribuição ao seu público alvo. Por meio de entrevistas com membros experientes da equipe, foi identificado necessidades e oportunidades de melhoria em todas as unidades de negócio presentes na América Latina. Dentre estas oportunidades identificadas, foram listadas três principais ações de aplicação para exemplificar diferentes situações-problemas. Alguns dos passos alinhados foram identificar os recursos tecnológicos disponíveis habilitados e eficientes para atender às necessidades apresentadas, e todas as ferramentas têm como base os aplicativos pertencentes ao pacote Microsoft Office 365. Na sequência, ferramentas foram desenvolvidas e testadas, os colaboradores foram treinados e as melhorias realizadas. A partir da análise de dados, foi possível confirmar que as ferramentas desenvolvidas e aplicadas alcançaram sucesso em todas as etapas, os tempos foram reduzidos e os processos ficaram mais práticos, ágeis e organizados.
Resumo (inglês)
This work aims to present the case study of a development of easy-to-use digital tools in a large
multinational company in the field of mass production consumer goods. The constant need to
increase labor productivity and the extensive global competition in the most diverse sectors
induce companies that seek to expand their presence in the market to devise alternatives that
make them more competitive. Among the alternatives, the development of automatic and digital
tools, even more in the current pandemic, is of paramount importance, focusing on the
administration and development of easy-to-use digital tools in contribution to their target
audience. Through interviews with experienced team members, needs and opportunities for
improvement were identified in all business units present in Latin America. Among these
identified opportunities, three main application actions were listed to exemplify different
problem situations. Some of the aligned steps were to identify the available technological
resources enabled and efficient to meet the needs presented, and all the tools are based on the
applications belonging to the Microsoft Office 365 package. Afterwards, tools were developed
and tested, employees were trained and the improvements were made. From the data analysis,
it was possible to confirm that the tools developed and applied were successful at all stages,
times were reduced and processes became more practical, agile and organized
Descrição
Idioma
Português