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Evaluation of new red winemaking technologies through consumer liking

dc.contributor.authorCastilhos, Maurício Bonatto Machado de [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Ana Carolina Conti e [UNESP]
dc.contributor.authorBianchi, Vanildo Luiz Del [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T14:01:57Z
dc.date.available2014-05-20T14:01:57Z
dc.date.issued2013-04-01
dc.description.abstractExistem diversos estudos que propõem mudanças na tecnologia de vinificação para melhorar a qualidade do vinho tinto, refletindo na sua maior aceitabilidade. Nesse contexto, o objetivo do presente artigo foi avaliar a influência da pré-secagem e da remontagem constante na aceitabilidade dos vinhos tintos das cultivares Bordô (Ives) e Isabel quanto aos atributos aparência, aroma, corpo, sabor e à impressão global (aceitação global). Oitenta consumidores avaliaram as amostras utilizando uma escala hedônica estruturada de 9 pontos e uma escala de intenção de compra de 5 pontos. Os dados hedônicos foram analisados por meio da Análise de Cluster e Escalonamento Multidimensional. Diferenças significativas (P<0.001) foram observadas na comparação das amostras em todos os atributos sensoriais, destacando a grande aceitação das amostras elaboradas pelas técnicas inovadoras. Adicionalmente, a Análise de Cluster mostrou com sucesso a segmentação da preferência dos consumidores, mostrando a relevante aceitação dos vinhos dos tratamentos de pré-secagem e bagaço estático. A correlação entre o sabor e a aceitação global foi significativa (P<0.001; r>0.700), mostrando que o sabor exerce grande influência na avaliação global das amostras de vinho, independentemente dos outros atributos. A relevante aceitação global dos vinhos dos tratamentos inovadores sugere o grande potencial desses processos de vinificação.pt
dc.description.abstractSeveral studies proposed changes in winemaking technology in order to improve wine quality, reflecting on its high acceptance. Thus, the aim of this work was to evaluate the influence of pre-drying and constant pumping effect technologies on sensory attributes of Bordô (Ives) and Isabel red wines through the acceptance evaluation of appearance, aroma, body, flavor and overall acceptance. Eighty consumers evaluated the samples using a 9-point structured scale and sensory data were analyzed by Cluster Analysis followed by Multidimensional Scaling. Significant differences (P<0.001) were observed in the comparison of the samples in all sensory attributes, highlighting the wide acceptance of the samples from innovative winemaking. In addition, Cluster Analysis showed the split of consumer preferences which revealed the higher preference and purchase intention of the pre-drying and static pomace wines. The correlation between flavor and overall acceptance was significant (P<0.001; r>0.700) and the consumer panel showed that the overall acceptance of the wines was influenced by the flavor, regardless of the other attributes. The higher acceptance of the pre-drying and static pomace wines suggests the potential of these winemaking processes.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, Departamento de Engenharia e Tecnologia de Alimentos - São José do Rio Preto - SP - Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, Departamento de Engenharia e Tecnologia de Alimentos - São José do Rio Preto - SP - Brasil
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent170-178
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542013000200008
dc.identifier.citationCiência e Agrotecnologia. Editora da Universidade Federal de Lavras (UFLA), v. 37, n. 2, p. 170-178, 2013.
dc.identifier.doi10.1590/S1413-70542013000200008
dc.identifier.fileS1413-70542013000200008.pdf
dc.identifier.issn1413-7054
dc.identifier.lattes9441894011582350
dc.identifier.scieloS1413-70542013000200008
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/21849
dc.identifier.wosWOS:000316763500008
dc.language.isoeng
dc.publisherEditora da Universidade Federal de Lavras (UFLA)
dc.relation.ispartofCiência e Agrotecnologia
dc.relation.ispartofjcr0.672
dc.relation.ispartofsjr0,383
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectAmerican grapesen
dc.subjectwinemakingen
dc.subjectDryingen
dc.subjectstatic pomaceen
dc.subjectconsumer acceptanceen
dc.subjectUvas americanaspt
dc.subjectvinificaçãopt
dc.subjectSecagempt
dc.subjectbagaço estáticopt
dc.subjectaceitação de consumidorespt
dc.titleEvaluation of new red winemaking technologies through consumer likingen
dc.title.alternativeAvaliação de novas tecnologias de vinificação em tinto através da aceitação de consumidorespt
dc.typeArtigo
dcterms.licensehttp://www.scielo.br/revistas/cagro/iaboutj.htm
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9441894011582350
unesp.author.lattes2772138602066866[2]
unesp.author.orcid0000-0002-8713-0435[1]
unesp.author.orcid0000-0002-8139-9687[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.departmentEngenharia e Tecnologia de Alimentos - IBILCEpt

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