Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Evolução dos conceitos e abordagens da gestão estratégica empresarial nas últimas duas décadas (1998 -2017)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Barbosa, Luis César Ferreira Motta
Oliveira, Otávio José de

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Engenharia de Produção Mecânica - FEG

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Com o atual cenário altamente competitivo e globalizado, organizações de todo o mundo precisam muitas vezes se reinventar para obter vantagem competitiva perante seus concorrentes. Com isso em mente, muitos gestores recorrem à gestão estratégica, uma área do conhecimento contemporânea que estuda o planejamento estratégico da organização, ou seja, como a organização deverá usar seus recursos para alcançar seus objetivos. E no âmbito da disciplina de gestão estratégica, os gestores dispem de alguns modelos de gestão estratégica, como a Análise SWOT, o Balance Scorecard e as Cinco Forças de Porter. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é analisar na literatura a evolução do conceito de estratégia gerenciais, nos últimos vinte anos, abordando também alguns modelos de gestão estratégica. Nesta pesquisa, serão feitas análises individuais e cruzadas de artigos publicados em periódicos internacionais, selecionando os artigos mais relevantes em termos de citações e os artigos mais recentes dos autores responsáveis pelas as publicações mais citadas nos últimos vinte anos (1998-2017). Com a pesquisa, espera-se contribuir com a literatura salientando os principais pontos abordados pelos artigos mais citados, bem como explorar lacunas presentes na literatura sobre o tema.

Resumo (inglês)

With today's highly competitive and globalized landscape, organizations around the world often need to reinvent themselves to gain competitive advantage over their competitors. With this in mind, many managers turn to strategic management, a field of contemporary knowledge that studies the strategic planning of the organization, ie how the organization should use its resources to achieve its objectives. And within the discipline of strategic management, managers have some strategic management models, such as the SWOT Analysis, the Balance Scorecard and the Porter’s Five Forces. Thus, the objective of this research is to analyze in the literature the evolution of the concept of managerial strategy, in the last twenty years, also addressing some strategic management models. In the research, individual and cross-sectional analyzes of articles published in international journals will be done, selecting the most relevant articles in terms of citations and the most recent articles of the authors responsible for the most cited publications in the last twenty years (1998-2017). With the research, it is hoped to contribute with the literature highlighting the main points addressed by the most cited articles, as well as to explore gaps present in the literature on the subject

Descrição

Palavras-chave

Estratégia, Gestão Estratégica, Planejamento Estratégico, Strategy, Strategic Management, Strategic Planning, Planejamento empresarial, Administração de empresas

Idioma

Português

Citação

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação