Corpo e psicossexualidade: metáforas da cultura

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Data

2012-08-28

Autores

Assis, Maria de Fátima Pessoa de [UNESP]

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Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Nosso interesse de pesquisa partiu de indagações sobre a problemática do corpo, no contexto escolar. Esta temática, contudo, sofreu ampliações no decorrer de nossa investigação, de modo que elegemos como nosso objetivo principal “abordar o corpo e a psicossexualidade tal como definidos pela psicanálise freudiana e seus desdobramentos para explorar suas possibilidades como metáforas da cultura”. Trata-se de uma pesquisa teórica, sobre o tema corpo e psicossexualidade, fundamentada prioritariamente em Sigmund Freud, realizada em livros, artigos, teses e dissertações sobre o tema, nos últimos dez anos (1999-2009). Inicialmente, investigamos os sentidos que o corpo adquire na modernidade, por intermédio da história do corpo, enfatizando-se o período moderno como um projeto cultural e identitário. Pesquisamos, a seguir, a noção de corpo em Freud, de modo a estabelecer os conceitos de corpo e psicossexualidade, como operadores analíticos, para realizarmos uma reflexão sobre a cultura, em condições de modernidade tardia. A Teoria dos Campos de Fábio Herrmann, é utilizada enquanto recuperação do método em Psicanálise, e como recurso para analisar as metáforas do corpo na atualidade.Três metáforas principais foram destacadas, para análise: a juventude, a depressão e o cinismo. A juventude metaforiza os contornos de uma cultura que nega o próprio corpo, sua finitude e desamparo. É metáfora do novo e da novidade, em detrimento do passado e da tradição, como também, expressa as crises e dissonâncias da modernidade, ao metaforizar em si, o que há de fragmentado na cultura. A depressão, por sua vez, expressa a apatia, desilusão e vazio identitário, sintomas do empobrecimento subjetivo de sujeitos esvaziados de substância simbólica. A consideração da depressão como metáfora da cultura, também...
Our research interest resulted from some inquiries about the problematic in relation to the body in the school context. However, this theme suffered some extensions in the course of our research, so that we elected as our main objective addressing “the Body and sexuality, defined by Freudian psychoanalysis and its ramifications, to elucidate the relationship between body and culture”. It is a theoretical research on the subject Body and Psychosexuality, based primarily on Sigmund Freud, held in books, articles, theses, and dissertations on the subject, in the last ten years (1999-2009). Firstly, we investigated the senses that the Body acquires in modernity, emphasizing the modern period as a cultural and identity project. Secondly, we have searched the notion of the Body in Freud, so that we could establish the concepts of Body and Psychosexuality as analytical operators to accomplish a reflection on the culture, in conditions of late modernity. The Theory of the Fields, developed by Fabio Herrmann, is used as recovery of the method in Psychoanalysis and as a resource to analyze the Body metaphors nowadays. Three main metaphors were highlighted for analysis- Youth, Depression and Cynicism. The Youth metaphor is a kind of contour of a culture that denies the own body, its finitude, and abandonment. It is not only the metaphor of the new and the novelty over the past and tradition, but also the target of crisis and modernity dissonance, metaphoring in itself what it is fragmented in the culture. Depression, on the other hand, expresses the apathy, disappointment and empty identity, symptoms of the subjective impoverishment of subjects, emptied of symbolic substance. The consideration of depression as a culture metaphor is also due to the its ideological and hackneyed use, when it is transformed into epidemic, an epidemic... (Complete abstract click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Educação, Cultura, Psicanalise, Sexo

Como citar

ASSIS, Maria de Fátima Pessoa de. Corpo e psicossexualidade: metáforas da cultura. 2012. 256 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.