Influência do tamanho das partículas de óxido de alumínio, utilizadas com o sistema de abrasão a ar, no preparo cavitário, na microinfiltração e na resistência de união de restaurações de resina composta

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2005-08-29

Autores

Motisuki, Cristiane [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O objetivo do presente estudo foi determinar qual tamanho de partícula de óxido de alumínio, utilizado em sistema de abrasão a ar, remove maior quantidade de dentina cariada, preservando o máximo de estrutura hígida. Superfícies de dentina foram obtidas a partir de secções longitudinais de 30 terceiros molares isentos de cárie. Em uma das metades foi realizada a indução de cárie artificial (Grupo C), enquanto a outra permaneceu hígida (Grupo H). Os espécimes do Grupo H (dentina hígida) e os espécimes do Grupo C (dentina cariada) foram divididos aleatoriamente em 3 subgrupos cada, de acordo com o tamanho de partícula empregada (27, 50 e 125æm). A ponta do aparelho (Microetcher II) foi posicionada perpendicularmente e a 1 mm da superfície dentinária, sendo o jato abrasivo aplicado durante 15 segundos. A pressão de ar comprimido foi regulada para 70 psi. A profundidade e a largura das cavidades foram medidas em fotomicrografias obtidas em MEV. A aplicação da análise de Variância e do teste de Tukey aos dados obtidos, revelaram que as partículas de 27 e 50mm foram capazes de remover maior quantidade de tecido cariado e menor quantidade de dentina hígida, quando comparadas às partículas de 125æm, sendo mais recomendadas para um tratamento conservador das lesões de cárie.

Descrição

Palavras-chave

Abrasão dental por ar, Oxido de aluminio, Cáries dentárias

Como citar

MOTISUKI, Cristiane. Influência do tamanho das partículas de óxido de alumínio, utilizadas com o sistema de abrasão a ar, no preparo cavitário, na microinfiltração e na resistência de união de restaurações de resina composta. 2005. 82 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia, 2005.