Currículo de ensino: a formação profissional do assistente social na UCDB/MS

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2001

Autores

Villanueva, Elisa Rodrigues [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente estudo trata do currículo de ensino do curso de Serviço Social da UCDB, visto como uma variável a ser considerada na formação profissional do assistente social, analisando-o, não só quanto a proposta pedagógica nele inserida, mas, e principalmente, quanto a forma como essa proposta foi entendida pelos professores que a elaboraram. Baseia-se na corrente dialética helleriana, através da qual analisa o pressuposto de que é a intencionalidade e o compromisso da ação docente que direcionam o ensino e a aprendizagem. Tem, ainda, a intenção de resgatar a história da criação da Faculdade de Serviço Social de Campo Grande - Mato Grosso do Sul.
The study in hand looks at the UCDB teaching curriculum as a variable to be considered in the professional training of the social worker, analyzing it not only as to the pedagogical proposal it contains, but, and mainly, as to the way in which this proposal was understood by the teachers who elaborated it. The study is based on the hellerian dialectic trend used to show the presupposition that it is the intention and the teaching commitment which direct the teaching-learning process. The study has the further purpuse of redeeming the history of the founding of the Social Work Faculty in Campo Grande, South Mato Grosso.

Descrição

Palavras-chave

Serviço social - Currículos - Estudo e ensino, Assistentes sociais - Formação profissional, Currículo, Formação profissional, Trajetória histórica, Historical course, Professional training

Como citar

VILLANUEVA, Elisa Rodrigues. Currículo de ensino: a formação profissional do assistente social na UCDB/MS. 2001. 138 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2001.