O arquivo e a informação arquivística: da literatura científica à prática pedagógica no Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Calderon, Wilmara Rodrigues [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Cultura Acadêmica

Resumo

A área da arquivologia tem experimentado, ultimamente, um momento de ascensão, impulsionada pelo aumento da produção documental e desenvolvimento das tecnologias de comunicação. Nesse ambiente, em especial, ações didático-pedagógicas dos cursos voltados a área do conhecimento devem ser norteadas por ampla reflexão e envolvimento científico. Levando em conta essa ideia, Wilmara Rodrigues Calderon, professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina, estuda as bases que sustentam o ensino e a pesquisa da arquivologia no país, por meio da investigação das escolhas que têm sido feitas para sustentar teoricamente as disciplinas de caráter fundamental da área. A autora escolheu para análise dois conceitos básicos da arquivologia - arquivo e informação arquivística - com o objetivo de identificar a compreensão que os professores fazem desses conceitos e conhecer o referencial teórico utilizados pelas escolas brasileiras de arquivologia. Além de procurar conhecer a concepção dos professores de cursos de arquivologia sobre arquivo e informação arquivística, a autora analisou programas de disciplinas ministradas nas séries iniciais e a bibliografia utilizada pelos docentes para a discussão desses conceitos com os alunos

Descrição

Palavras-chave

Arquivos, Arquivologia, Informação arquivística, Pesquisa - Metodologia

Como citar

CALDERON, Wilmara Rodrigues. O arquivo e a informação arquivística: da literatura científica à prática pedagógica no Brasil. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834868.