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dc.contributor.authorMarôco, João P.
dc.contributor.authorCampos, Juliana Alvares Duarte Bonini [UNESP]
dc.contributor.authorVinagre, Maria Da Graça
dc.contributor.authorPais-ribeiro, José Luís
dc.date.accessioned2014-09-30T18:18:26Z
dc.date.available2014-09-30T18:18:26Z
dc.date.issued2014
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201427205
dc.identifier.citationPsicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 27, n. 2, p. 247-256, 2014.
dc.identifier.issn0102-7972
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/109535
dc.description.abstractRealizou-se adaptação transcultural da Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS) para a língua portuguesa. As qualidades psicométricas foram avaliadas numa amostra de 1.023 estudantes do ensino superior do Brasil e de Portugal. A partir dos resultados obtidos propõe-se uma versão modificada da ESSS com 12 itens que avaliam 4 dimensões. A versão modificada revelou adequada confiabilidade, validade fatorial, validade concorrente, divergente e discriminante com exceção dessa última para Satisfação com as Amizades e a Intimidade. A validade convergente esteve no limite do aceitável. Observou-se invariância dos pesos fatoriais entre Brasil e Portugal, permitindo sua utilização para a avaliação da Satisfação com o Suporte Social em estudantes do ensino superior de ambos os países.pt
dc.description.abstractThe Social Support Satisfaction Scale (SSSS) was submitted to an adaptation to Portuguese language. Psychometric qualities of the SSSS were assessed in a sample of 1,023 university and college students from Brazil and Portugal. From the results obtained, we propose a modified version of the SSSS with 12 items that assess four dimensions (Satisfaction with Friendship, Intimacy, Satisfaction with Family and Social Activities). The modified version of the SSSS demonstrated good reliability; factorial validity; and concurrent, divergent and discriminant validity. Convergent valid is in the limit of what is acceptable. There was invariance of the factorial weights in the Portuguese and Brazilian samples, allowing its use for assessing Social Support Satisfaction in higher education students in both countries.en
dc.format.extent247-256
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia
dc.relation.ispartofPsicologia: Reflexão e Crítica
dc.sourceSciELO
dc.subjectSuporte socialpt
dc.subjectestudantespt
dc.subjectescalas psicométricaspt
dc.subjectSocial supporten
dc.subjectstudentsen
dc.subjectpsychometric scalesen
dc.titleAdaptação Transcultural Brasil-Portugal da Escala de Satisfação com o Suporte Social para Estudantes do Ensino Superiorpt
dc.title.alternativeBrazil-Portugal Transcultural Adaptation of the Social Support Satisfaction Scale for College Studentsen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionInstituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.contributor.institutionEscola Superior de Enfermagem de Lisboa
dc.contributor.institutionUniversidade do Porto
dc.description.affiliationInstituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationEscola Superior de Enfermagem de Lisboa
dc.description.affiliationUniversidade do Porto
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.identifier.doi10.1590/1678-7153.201427205
dc.identifier.scieloS0102-79722014000200247
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araraquarapt
dc.identifier.fileS0102-79722014000200247.pdf
dc.relation.ispartofsjr0,258
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