Pós-Graduação em Ensino de Física (mestrado profissional)
Browse by
Grande área | Astronomia / Física |
Área do conhecimento | Física |
Área de concentração | Física na educação básica Formação de professores de física em nível de mestrado |
Linhas de pesquisa | Física no ensino fundamental Física no ensino médio Processos de ensino e aprendizagem e tecnologias de informação e comunicação no ensino de física |
Nota do mestrado | 4 |
Código CAPES | 33283010001P5 |
Data de recomendação | 23/08/2013 |
Cidade | Presidente Prudente |
Unidade | Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) |
Endereço permanente | http://hdl.handle.net/11449/113681 |
Página do Programa | http://www.fct.unesp.br/#!/pos-graduacao/fisica-mp/ |
Collections in this community
Recent Submissions
-
Sequência didática para o ensino teórico-prático sobre máquinas térmicas usando materiais potencialmente significativos
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Este trabalho apresenta a construção de uma sequência didática (SD) usando metodologias ativas como alternativa aos modelos tradicionais de ensino. O tema escolhido foi Máquinas Térmicas, tendo em vista a sua interdisciplinaridade ... -
Uma abordagem híbrida para ensino das leis de Newton
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Este trabalho visa investigar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como aprimoramento no estudo da Física para o segmento do Ensino Médio. Para tanto, foi proposto e desenvolvido um produto educacional ... -
Minicurso de astronomia: uma proposta de ensino híbrido
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Este trabalho propõe o desenvolvimento de um minicurso de Astronomia utilizando o ensino híbrido. Parte deste minicurso foi preparado para ser oferecido na modalidade EaD, em que são oferecidos materiais teóricos e atividades ... -
A acústica no ensino fundamental: uma abordagem investigativa utilizando instrumentos musicais
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]A acústica é a área da Física que trata das leis do comportamento do Som e dos fenômenos ondulatórios que lhes são relacionados. Os sons estão presentes em nosso cotidiano de muitas formas, indicando o funcionamento de ... -
O uso do scratch como ferramenta de apoio ao currículo paulista na criação de uma sequência didática com o desenvolvimento de simuladores e animações
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Este trabalho propõe a utilização do Scratch como ferramenta de ensino na criação deuma sequência didática com o desenvolvimento de simuladores e animações associadasàs atividades propostas pelo Currículo Paulista que, ... -
A importância da experimentação no ensino de física: um estudo de caso no ensino de cinemática
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]A experimentação no Ensino de Física apresenta relevância quando utilizada de forma adequada. Além disto utilizar a experimentação junto a outras ferramentas para enriquecer o ensino, é um desafio para o professor, pois ... -
Instrumentos ópticos como recurso didático para a formação do conceito de imagem
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]Este trabalho visa um estudo analítico e experimental da óptica geométrica, abordada no Ensino Médio, cujos fundamentos e aplicações são a base para conceituar a formação de imagens. Realizou-se uma análise histórica ... -
Informação enviada através de ondas eletromagnéticas: estudo teórico-experimental e desenvolvimento de material didático
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]As Ondas Eletromagnéticas fazem parte do mundo moderno sendo que muitas das informações que temos no mundo atual, através das redes sociais, por exemplo, são enviadas e recepcionadas através delas. Com o objetivo de mostrar ... -
O uso de roteiros contextualizados para o ensino de física
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]Este trabalho consiste na elaboração de um catálogo de roteiros desenvolvidos de forma contextualizada, para que o professor possa utilizá-lo ao final da abordagem de alguns temas da Física, trabalhados em sala de aula. ... -
Uma proposta pedagógica utilizando sala de aula invertida no ensino da óptica geométrica: a questão da emoção em sala de aula
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]The undeniable changes in the profile of students in recent decades are provided mainly by the intense action of the media and new technologies in their daily lives. The early and inordinate contact with this vast amount ... -
Jogo educativo "Pokelétron" como estratégia ativa no processo de ensino e aprendizagem de eletricidade
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]Este trabalho de conclusão do programa de Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física (MNPEF) é constituído de um produto educacional (jogo de tabuleiro) e dissertação de pesquisa qualitativa envolvendo estratégias ... -
Sequência didática como instrumento para a aprendizagem significativa das Leis de Newton
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]Este trabalho apresenta a construção de uma sequência didática de metodologias ativas como alternativa aos modelos tradicionais de ensino das Leis de Newton no Ensino Médio. Desenvolvida e aplicada segundo a Teoria da ... -
Aprendizagem Baseada em Problemas e o ensino do conceito de geração de energia elétrica
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019) [Dissertação de mestrado]Por muitas vezes o processo de ensino aprendizagem é ineficiente quando a metodologia empregada pelo professor é pouco estimulante. Em geral esta é uma das razões pela qual o aluno de ensino médio é pouco motivado a estudar ... -
Contribuições para o ensino de eletrônica e robótica nas escolas de ensino médio de Presidente Prudente e região
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019) [Dissertação de mestrado]Em meados de 2015, chegou às escolas do Programa de Ensino Integral (PEI) da rede pública estadual, o Kit Robótica Arduino, composto por um conjunto de componentes de eletrônica, sendo uma placa Arduino e dois pequenos ... -
O uso de mapas mentais no processo de ensino-aprendizagem de física contemporânea
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019) [Dissertação de mestrado]A busca por novas metodologias e ferramentas didáticas, aplicada às aulas, têm sido discutidos em vários trabalhos na área de Ensino de Ciências, especificadamente, no Ensino de Física. Uma alternativa tem sido o uso da ... -
A utilização do Scratch como ferramenta de ensino para criação de sequências didáticas com o desenvolvimento de simuladores e animações
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019) [Dissertação de mestrado]As tecnologias inseridas nas salas de aulas estão cada vez mais recorrentes, no entanto, não significa que estão sendo utilizadas da maneira correta ou de maneira significativa para o aluno. De um lado, o corpo docente ... -
O ensino de ondas sonoras para alunos com deficiência auditiva utilizando um kit experimental sensitivo e uma sequência didática
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018) [Dissertação de mestrado]O presente trabalho se baseia nas inquietações surgidas na tentativa de propiciar um ensino adequado de Física às pessoas com deficiência auditiva e surdas. Ao refletir sobre a temática em questão, percebe-se que os ... -
Práticas em laboratório: uma estratégia de ensino
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018) [Dissertação de mestrado]Nos últimos tempos, as discussões sobre adequações e modificações do currículo vêm ganhando espaço na sociedade. Ambas as discussões visam uma melhora na qualidade da educação, agregando valores ao processo de ensino-aprendizagem. ... -
Proposta de Sequência Didática: utilização de simuladores no aprendizado de gráficos em Cinemática
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2016) [Dissertação de mestrado]Neste trabalho é apresentada uma Sequência Didática para o ensino de Cinemática, utilizando como ferramenta simuladores para auxiliar na aprendizagem de Gráficos dos movimentos Uniforme (MU) e movimento uniformemente variado ... -
Fenômenos entre a interação Sol-Terra: criação, aplicação e discussão de um material experimental no Ensino Médio e Superior
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018) [Dissertação de mestrado]O Ensino de Física teve sua importância enfatizada, no cenário educacional, nos últimos anos, contribuindo com várias pesquisas e trabalhos, que perpassam desde a Educação Básica ao Ensino Superior, principalmente em cursos ...