Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia e formação de professores

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Autores

Martínez Pérez, Leonardo Fabio [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Editora Unesp

Resumo

Com desenvoltura e conhecimento teórico aprofundado, Leonardo Fabio Martinéz Pérez percorre questões ligadas ao ensino de Ciências a partir de uma perspectiva histórica e crítica do próprio conhecimento científico. Ao desenvolver suas ideias, o autor transcende o lugar comum sobre esse tema e apresenta, por meio das lentes da filosofia e da epistemologia, o ensino de Ciências de maneira reflexiva. No segundo momento, Pérez recorre à análise do discurso para avaliar diferentes cursos de licenciatura e mestrado e sua influência na formação crítica de professores e na autonomia docente. Um livro que demonstra as dificuldades, os sucessos, as contradições e os limites impostos pela lógica disciplinar ditada pelo currículo de Ciências e as implicações dessa limitação no desempenho do professor ao preparar e ministrar suas aulas.

Descrição

Palavras-chave

Ciência - Estudo e ensino, Prática de ensino, Professores de ciência - Formação, Professores universitários - Formação.

Como citar

MARTÍNEZ PÉREZ, Leonardo Fabio. Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia e formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 2012. ISBN 9788539303540