Efeito da fragmentação florestal sobre parâmetros hematológicos em três espécies de morcegos (Artibeus lituratus, Carollia perspicillata e Sturnira lilium)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Antunes, Ana Carolina [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Morcegos são considerados excelentes bioindicadores para determinar os efeitos do processo de fragmentação do habitat. A análise de parâmetros hematológicos é uma das possibilidades para se acessar o status fisiológico desses animais e elucidar como as espécies estão lidando com essas alterações. No presente trabalho quantificamos as alterações no padrão hematológico (concentração de hemoglobina e conteúdo de hematócrito) de três espécies de morcegos filostomídeos: Artibeus lituratus, Carollia perspicillata e Sturnira lilium, em áreas fragmentadas de Mata Atlântica situadas no nordeste do estado do Paraná, e de uma área contínua inserida no mesmo bioma (Parque Nacional do Iguaçu). Os indivíduos foram capturados com redes de redes de neblina, e uma amostra de sangue foi retirada da veia da protopatágio e analisada através de um hemoglobinômetro portátil (Hemo_Vet EKF Diagnostics, Germany). Para C. perspicillata e S. lilium não houve efeito da área sobre os parâmetros hematológicos analisados. Para A. lituratus o Modelo Geral Linear (MGL) mostrou que a concentração de hemoglobina e o valor de hematócrito são maiores no inverno em relação ao verão e para indivíduos machos quando comparados a fêmeas. Em relação à concentração de hemoglobina a área também foi um fator de influência significativa, com os indivíduos dos fragmentos apresentando valores mais elevados quando comparados com os da área contínua. A partir desses resultados foi possível inferir, para A. lituratus, algumas estratégias utilizadas para lidar com os efeitos da fragmentação, bem como consequências dessas alterações. Aparentemente a aclimatação sazonal é realizada, variando os parâmetros hematológicos para assegurar um fornecimento adequado de oxigênio. Para as espécies C. perspicillata e S. lilium, a diferença não significativa mostra que essas espécies provavelmente respondem as alterações no habitat de...

Descrição

Palavras-chave

Morcego, Paisagens fragmentadas, Hematologia, Morcego - Fisiologia

Como citar

ANTUNES, Ana Carolina. Efeito da fragmentação florestal sobre parâmetros hematológicos em três espécies de morcegos (Artibeus lituratus, Carollia perspicillata e Sturnira lilium). 2013. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.