O corpo do malandro: um estudo sobre as relações entre cultura e processos de subjetivação

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Data

2010

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Nesta pesquisa estudamos as relações entre cultura e processos de subjetivação a partir da identificação das marcas da chamada cultura da malandragem tal como se expressa por meio da sensibilidade de uma obra de arte. Cartografamos na peça teatral “A ópera do malandro”, de Chico Buarque de Holanda, as marcas do movimento do corpo do malandro que nos permitem identificar a constituição de um princípio ético e de uma escolha estética ao transitar nas fronteiras da marginalidade e da legalidade estabelecidas no interior da cultura brasileira. Estudamos o “corpo” e o “movimento” em uma dimensão política situados na cultura. Para isso assumimos a concepção de cultura como um campo de materialidade configurada por forças em permanente tensão. Investigamos na “Ópera do Malandro” as configurações da subjetividade observando um corpo que aprende a dançar para “não dançar na vida”.

Descrição

Palavras-chave

Dança, Samba, Sociologia, Subjetividade, Malandragem

Como citar

CARNEIRO JUNIOR, Sérgio. O corpo do malandro: um estudo sobre as relações entre cultura e processos de subjetivação. 2010. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.