Bauru e São José dos Campos: Shopping Centers e Espaço Urbano

Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Castro, André Felipe Vilas de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A monografia aqui apresentada tem como foco o estudo do processo de estruturação do espaço urbano, com atenção para o papel dos shopping centers. Estes espaços de comercialização de bens e serviços são muito importantes para compreender tal processo e se trata de algo extremamente recente considerando-se o longo processo de urbanização, visto que sua expansão, como fenômeno urbano no Brasil é do inicio da década de 1980. O estudo privilegiou a caracterização e análise das cidades que apresentam população na faixa de 100 a 600 mil habitantes e que na sua estrutura urbana apresentem este empreendimento como um elemento que agregue ou não o poder de constituição e/ou (re)definição de centralidades, dinâmica esta bastante influenciada pela construção deste equipamento de lazer e consumo em uma cidade. Sendo assim, para o desenvolvimento deste estudo, procuramos nos nortear em questões que abarcassem qual a relação destes empreendimentos, quando existentes nas cidades, com a centralidade principal, para assim, tentarmos compreender se os mesmos desempenham a criação de novas centralidades, ou reforçam a centralidade principal já existente, concebida pela estruturação que o centro desempenha

Descrição

Palavras-chave

Geografia, Compras - Bauru (SP), Descentralização administrativa - Bauru (SP), Cidades e vilas, Urbanização - Bauru (SP), Compras - São José dos Campos (SP), Urbanização - São José dos Campos (SP)

Como citar

CASTRO, André Felipe Vilas de. Bauru e São José dos Campos: Shopping Centers e Espaço Urbano. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.