Estudo químico e avaliação da atividade antioxidante e antimicrobiana dos escapos de Syngonanthus nitens (bong.) Ruhland. (Eriocaulaceae)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Autores

Hilário, Felipe [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Neste trabalho é apresentado o estudo químico dos escapos de Syngonanthus nitens (Bong.) Ruhland, pertencente à família Eriocaulaceae. O extrato metanólico foi preparado por percolação, concentrado e fracionado em coluna de permeação em gel. As frações obtidas foram analisadas por CCDC e purificadas por HSCCC, HPLC-RI e HPLC-PDA. As estruturas foram determinadas usando ultravioleta, técnicas mono e bidimensionais de RMN e espectrometria de massas com fonte electrospray e analisador íon trap (modo de inserção direta). O perfil cromatográfico de HPLC-PDA mostrou que as flavonas derivadas da luteolina são os seus principais constituintes químicos. Foram isoladas as substâncias: 7-metoxiluteolina-8-C-β-D-glicopiranosídeo (SN1), 7-metoxiluteolina-6-C-β-D-glicopiranosídeo (SN2), 3',7-dimetoxiluteolina-6-C-β-D-glicopiranosídeo (SN3), luteolina (SN4), 6-hidroxiluteolina (SN5), luteolina-6-C--D-glicopiranosídeo (Sn6), 6-hidroxiluteolina-7-O--D-galactopiranosideo (Sn7) e 7-metoxiluteolina-6-C- β-D-glicopiranosideo-(3'-O-3''')-7ʹ-metoxiluteolina-8'-C-β-D-glicopiranosídeo (Sn8). Foram avaliadas as atividades antioxidantes do extrato metanólico dos escapos de S. nitens e do biflavonóide identificado, os quais apresentaram atividade significativa quando comparada com os padrões do ácido gálico, rutina e quercetina . A atividade antimicrobiana do extrato metanólico dos escapos e das substâncias identificadas derivadas da luteolina foram também avaliadas. O extrato metanólico dos escapos apresentou melhor atividade antimicrobiana, quando comparada com os demais flavonoides isolados e identificados do mesmo extrato. Finalmente, foi avaliada a atividade antiulcerogênica do extrato metanolico dos escapos, utilizando-se o modelo de lesão ulcerativa induzida por etanol absoluto

Descrição

Palavras-chave

Antioxidantes, Agentes anti-infecciosos, Eriocaulacea, Espectroscopia de ressonancia nuclear, Espectrometria de massa

Como citar

HILÁRIO, Felipe. Estudo químico e avaliação da atividade antioxidante e antimicrobiana dos escapos de Syngonanthus nitens (bong.) Ruhland. (Eriocaulaceae). 2012. 115 f. Trabalho de conclusão de curso (Farmácia-Bioquímica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, 2012.