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dc.contributor.advisorCampos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
dc.contributor.advisorDiniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]
dc.contributor.authorMatos, Fernanda Del Campos de [UNESP]
dc.date.accessioned2015-03-23T15:22:22Z
dc.date.available2015-03-23T15:22:22Z
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationMATOS, Fernanda Del Campos de. Ciranda pedagógica: o ensino de Ciências e as atividades práticas nas séries iniciais do ensino fundamental : a elaboração de uma proposta. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/119894
dc.description.abstractO objetivo deste projeto foi identificar as necessidades referentes às atividades práticas/experimentais no ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental e realizar oficinas de formação continuada aos professores para suprir essas necessidades. Para isso, elaborou-se um questionário que foi aplicado a 129 professores das séries iniciais em 10 escolas municipais de Botucatu, com perguntas sobre dados gerais e atitude sobre o Ensino de Ciências/atividades experimentais. Os resultados mostraram que 69,77% dos professores não sabem o que é o letramento científico; os conteúdos mais desenvolvidos são: Corpo Humano (12,62%), Animais (11,07%), Água (10,68%), Plantas (10,10%), Meio ambiente (9,9%) e Higiene (9,32%). As maiores dificuldades para desenvolver o conteúdo foram: falta de material (28,32%), não saber elaborar/desenvolver atividades práticas (22,12%), falta de local (11,50%), falta de tempo (7,96%) e falta de conhecimentos do professor (9,73%). Sobre a freqüência de práticas, 58,06% utilizam ―às vezes‖. As maiores dificuldades para o uso de práticas são: falta de material (28,42%), falta de local (26,32%) e falta de conhecimento do professor (9,47%). As práticas utilizadas com maior freqüência são recursos – vídeos, textos – (29,41%), temas (19,12%) e atividades de campo (12,50%). Nota-se que faltam cursos de atualização e de conhecimentos básicos sobre ciências aos professores, que realizam poucas práticas com seus alunos e afirmam ter falta de conhecimento sobre ciências. Os dados serviram de referência para a elaboração de uma proposta de oficinas para professores, enfatizando-se a importância do ensino de ciências e das atividades práticas. Foi, ainda, elaborada uma apostila para os professores, que podem ser realizadas em sala de aula, com materiais de fácil acesso.pt
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.sourceAleph
dc.subjectCiências biológicas - Ensino fundamentalpt
dc.subjectAtividades pedagógicaspt
dc.titleCiranda pedagógica: o ensino de Ciências e as atividades práticas nas séries iniciais do ensino fundamental : a elaboração de uma propostapt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Botucatupt
dc.identifier.aleph000612827
dc.identifier.filematos_fc_tcc_bot.pdf
dc.identifier.lattes2431034310174335
dc.identifier.lattes2374974313953772
unesp.undergraduateCiências Biológicas - IBBpt
dc.identifier.orcid0000-0002-0192-3988
unesp.author.lattes2431034310174335
unesp.advisor.lattes2374974313953772[2]
unesp.advisor.orcid0000-0002-0192-3988[2]
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