Um estudo do significado da ética nos Parâmetros Curriculares Nacionais - Temas transversais e suas implicações no contexto da contemporaneidade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009

Autores

Valdes, Fabiola Gabriela Rivera [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho de pesquisa tem como objetivo identificar o significado da ética contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Para tal meta, foi feita uma pesquisa bibliográfica de cunho epistemológico, que proporcionou o estudo dos significados da ética em uma perspectiva história – desde a Antiguidade, ao enfatizar os pensamentos de Aristóteles; na Modernidade com o filósofo Immanuel Kant para, posteriormente chegarmos à contemporaneidade e receber contudo, a contribuição de vários teóricos, dentre os quais destacamos: a visão construtivista de Yves de La Taille; e a ótica crítica de Pedro Goergen. Ao dar ênfase para a contemporaneidade, foi feita uma análise sobre a ética e a educação, contidas em seu contexto, em prol da realidade e da necessidade da ética, de acordo com diferentes percepções teóricas. Finalizamos esta pesquisa com a descrição do conteúdo da ética, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) – Temas Transversais (TT) que, posteriormente analisou seu discurso baseado nos teóricos apresentados no transcorrer desta pesquisa. Neste momento, percebemos que a ética tem tido um papel histórico de propagação da moral existente na comunidade à qual se insere e esta, entretanto, sempre recebeu influências da classe pela qual é dominada. Na contemporaneidade, percebemos claramente esta realidade, sendo a ética hedonista moralmente propagada pelos meios de comunicação, pelos espaços públicos e privados, pela escola, etc. Com isso, ao pensar no campo educacional, os PCN, trazem a necessidade de uma educação moral na escola que inverta os valores morais existentes, para os valores referentes à justiça eqüitativa que está no discurso neoliberal atual. O qual visa solucionar os problemas advindos da modernidade desenfreada, porém sem modificar a lógica capitalista existente.

Descrição

Palavras-chave

Ética, Educação, Moral

Como citar

VALDES, Fabiola Gabriela Rivera. Um estudo do significado da ética nos Parâmetros Curriculares Nacionais - Temas transversais e suas implicações no contexto da contemporaneidade. 2009. 95 f. , 2009.