Pluralismo metodológico e aprendizagem dos alunos no ensino fundamental

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Data

2015-02-09

Autores

Oliveira, Henrique Buday de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Over the years is a significant number of researchers consider constructivism as a methodology above the rest and that can be applied to any educational context, and is therefore the ideal methodology in the present moment. However, as opposed to this idea, there is a growing body of research that consider the methodological pluralism how best to teach in class, precisely because it is not just one, but several methodological practices which vary according to the educational needs of students. This exhibit features four lessons presented to students of 6th and 8th grade of elementary school II, two lessons using experimental activities, a lesson using Demo activity and a lesson using texts textbooks. In all four lessons there was a collection of data on students' understanding about the physical concepts covered by each of the above four lessons either through questionnaires, video recording, and more. Based on Vygotsky's theory of social interaction and constructs Wertsch (1984), this article raises important discussions about the advantages and disadvantages of these three methodologies within the pluralistic proposal
Com o passar dos anos é expressivo o número de pesquisadores que consideram o construtivismo como uma metodologia acima das demais e que pode ser aplicada a qualquer contexto educacional, sendo, portanto, a metodologia ideal no atual momento. Entretanto, em oposição a essa ideia, é crescente o número de pesquisas que consideram o pluralismo metodológico a melhor forma de se ensinar em sala de aula, justamente por não ser apenas uma, porém várias praxes metodológicas que variam de acordo com as necessidades educacionais dos alunos. O presente trabalho exibe quatro aulas apresentadas para alunos do 6° e 8° ano do Ensino Fundamental II, sendo duas aulas utilizando Atividades Experimentais, uma aula utilizando Atividade Demonstrativa e uma aula utilizando Textos Paradidáticos. Em todas as quatro aulas houve uma coleta de dados sobre o entendimento dos alunos a respeito dos conceitos físicos abordados por cada uma das quatro aulas supracitadas, seja por meio de questionários, vídeo gravação, entre outros. Com base na teoria de Vigotski sobre a interação social e nos construtos de Wertsch (1984), este trabalho busca levantar importantes discussões sobre as vantagens e desvantagens dessas três metodologias dentro da proposta pluralista

Descrição

Palavras-chave

Física - Estudo e ensino, Ensino fundamental, Pluralismo, Metodos de ensino, Physics Study and teaching

Como citar

OLIVEIRA, Henrique Buday de. Pluralismo metodológico e aprendizagem dos alunos no ensino fundamental. 2014. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2014.