Intervenção e identificação precoce do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação em escolares no início da alfabetização

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Data

2015-05-13

Autores

Okuda, Paola Matiko Martins [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The present research was developed into three studies: Study 1, aiming the development of a Motor Intervention Program based on the Response to Intervention Model, comprising students at risk for Developmental Coordination Disorder (DCD), at the beginning of literacy. The Motor Intervention Program was developed in 8 intervention sessions comprising activities with increasing complexity and motor skills, which were added from the second session, and also a Motor Observation Questionnaire, unique for all sessions. After elaboration of the program, the applicability study was conducted, as part of Study 2. Study 2, aimed to verify the applicability of the Motor Intervention Program (MIP), in students at risk for DCD, and the identification of students with DCD after the employment of MIP, prepared in study 1. A total of 89 students from the 1st grade of elementary school, from two public schools, both genders, aged between 6 years and 6 years and 8 months, took part. This study consisted of pre-testing, intervention and post-testing. All students were assessed with the Movement Assessment Battery for Children, second edition - MABC-2, in situation of pre and post-testing. The students who obtained percentile 5 (severe motor disorders), and percentile between 6 and 15 (moderate motor alterations), in the total score of the test were considered at risk for DCD. In the pre-intervention, the students were divided into two groups: Group I (GI), intervention group, with 16 students at risk for DCD, and Group II (GII), without intervention, with 73 students without motor changes. The results showed that there was applicability to both MIP and to Motor Observation Questionnaire. Group GII obtained performance superior than GI in pre- and post-intervention; the performance of GI was statistically significant after the intervention, reducing the prevalence of children at risk from 17.9% to 6.7% and thus it was possible to verify that MIP helped in ...
A presente pesquisa foi desenvolvida em três estudos: O Estudo 1 está voltado para a elaboração de um Programa de Intervenção Motora baseado no Modelo de Resposta à Intervenção para escolares de risco para o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) no início da alfabetização. O Programa de Intervenção Motora foi elaborado em 8 sessões de intervenção com atividades graduadas com complexidade crescente e com habilidades motoras que se somam a partir da segunda sessão, e um Questionário de Observação Motora único para todas as sessões. Após a elaboração do programa foi realizado o estudo da aplicabilidade como parte do Estudo 2. O Estudo 2, voltado para verificar a aplicabilidade do Programa de Intervenção Motora (PIM), em escolares de risco para TDC e a identificação de escolares com TDC após a aplicação do PIM, elaborado no estudo 1. Participaram 89 escolares do 1º ano do ensino fundamental I de duas escolas municipais, de ambos os gêneros, com faixa etária entre 6 anos e 6 anos e 8 meses. Este estudo foi composto de pré-testagem, intervenção e pós-testagem. Todos os escolares foram avaliados com o Movement Assessment Battery for Children, second edition - MABC-2 em situação de pré e pós-testagem. Os escolares que obtiveram percentil 5 (alterações motoras severas), e percentil entre 6 e 15 (alterações motoras moderadas), na pontuação total do teste foram considerados escolares de risco para TDC. Na pré-intervenção, os escolares foram separados em dois grupos: Grupo I (GI), grupo de intervenção, com 16 escolares de risco para TDC, e Grupo II (GII), grupo sem intervenção, com 73 escolares sem alterações motoras. Os resultados revelaram que houve aplicabilidade tanto para o PIM como para o Questionário de Observação Motora. O GII obteve desempenho motor superior ao GI na avaliação pré e pós-intervenção; o desempenho do GI foi estatisticamente significante após a ...

Descrição

Palavras-chave

Transtorno do desenvolvimento da coordenação, Ensino fundamental, Educação de crianças, Capacidade motora, Motor ability

Como citar

OKUDA, Paola Matiko Martins. Intervenção e identificação precoce do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação em escolares no início da alfabetização. 2015. 132 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, 2015.