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dc.contributor.advisorNogueira, Gisela Gomes Pupo [UNESP]
dc.contributor.authorSouto, Luciano Hercílio Alves [UNESP]
dc.date.accessioned2015-06-17T19:34:24Z
dc.date.available2015-06-17T19:34:24Z
dc.date.issued2015-03-13
dc.identifier.citationSOUTO, Luciano Hercílio Alves. Inter-relações entre Performance e Musicologia Histórica: perspectivas para a interpretação musical. 2015. 155 p. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2015.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/123954
dc.description.abstractThis research seeks to establish interrelations between the sub-areas of performance and historical musicology, with emphasis on the interpretation of Partia SecondaBWV 1004 for solo violin from J.S. Bach transcribed for guitar. The main goal is the assumption of theoretical elements that can found the theoreticalpreparation of this composition for the performance, looking for alternative readings of the idealized romantic models like an universal paradigm of interpretative musicality that serves all styles. Considering the hypothesis according to which the dialog between these two sub-areas provides, in the context of historical musicology, the data to buildthe necessary theoretical foundation for the musical execution of this repertoire, as well as the Performance can filter and select analysis methodologies, editing and execution techniques. We will take as a methodological strategy, the interpretative analysis based on the socio-cultural perspective of music and in the musical text and context relationship, sustained by the contents of Textual Linguistic that work as a link between these sub-areas of knowledge.en
dc.description.abstractEsta pesquisa busca estabelecer inter-relações entre as subáreas de Performance e Musicologia Histórica, com ênfase na interpretação da Partia Seconda BWV 1004 para violino solo de J.S.Bach transcrita para violão. O objetivo principal é a assunção de subsídios teóricos que possam fundamentar a preparação desta obra para a performance, buscando leituras alternativas aos modelos calcadosno ideal romântico de busca por um paradigma universal de musicalidade interpretativa que sirva a todos os estilos. Consideramos a hipótese segundo a qual o diálogo entre essa duas subáreas propicie, por parte da Musicologia Histórica, o fornecimento dos dados que possam constituir a fundamentação teórica necessária a execução musical deste repertório, assim como a Performance possa filtrar e selecionar metodologias de análise e edição, bem como técnicas de execução. Adotaremos como estratégia metodológica, a análise interpretativa fundamentada na perspectiva sociocultural da músicae na relação texto/contexto musicais, sustentada pelos conteúdos da Lingüística Textual funcionando como via de conexão entre essas duas subáreas de conhecimento.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent155 p. : il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectMusicologiapt
dc.subjectInstrumentos de cordapt
dc.subjectPerformance (Arte)pt
dc.subjectLinguísticapt
dc.subjectSociologiapt
dc.subjectPerformance artpt
dc.titleInter-relações entre Performance e Musicologia Histórica: perspectivas para a interpretação musicalpt
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramMúsica - IApt
unesp.knowledgeAreaPráticas interpretativas/Composiçãopt
unesp.researchAreaEpistemologia e práxis do processo criativopt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
dc.identifier.aleph000830810
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/20-05-2015/000830810.pdf
dc.identifier.capes33004013066P3
dc.identifier.lattes6388931572195429
unesp.author.lattes6388931572195429
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