Economia da educação, inovação tecnológica e o conceito de capital humano
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2011
Autores
Guimarães, André Sathler [UNESP]
Pires, Valdemir Aparecido [UNESP]
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
The paper shows the basic economic theories that support the rationality behind the financial and technological dominance in present social relations, and try to demonstrate the paradoxes and contradictions of the theoretical system, having as background elements from the Frankfurt School. From the field of theoretical economics of education, authors discuss the concept of human capital with its economical dimensions, presenting their affinities and disparities with Keynesians, neoclassical economics and the evolutionary economics of Schumpeter.
Identificam-se as teorias econômicas fundadoras dos argumentos que sustentam a racionalidade justificadora do predomínio financeiro-tecnológico nas relações sociais atuais, submetendo-as ao crivo da crítica emanada da Escola de Frankfurt. No campo teórico da economia da educação, discute-se o conceito de capital humano a partir de suas dimensões econômicas, apresentando suas afinidades e contradições com as linhas de pensamento keynesiana, neoclássica e da economia evolucionista schumpeteriana
Identificam-se as teorias econômicas fundadoras dos argumentos que sustentam a racionalidade justificadora do predomínio financeiro-tecnológico nas relações sociais atuais, submetendo-as ao crivo da crítica emanada da Escola de Frankfurt. No campo teórico da economia da educação, discute-se o conceito de capital humano a partir de suas dimensões econômicas, apresentando suas afinidades e contradições com as linhas de pensamento keynesiana, neoclássica e da economia evolucionista schumpeteriana
Descrição
Palavras-chave
Education economy, Human capital, Economia da educação, Capital humano
Como citar
Acta Científica, v. 20, n. 2, p. 20-32, 2011.