Show simple item record

dc.contributor.authorCastiblanco Abril, Olga Lucía [UNESP]
dc.contributor.authorNardi, Roberto [UNESP]
dc.date.accessioned2015-08-06T16:15:13Z
dc.date.available2015-08-06T16:15:13Z
dc.date.issued2014
dc.identifierhttp://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=476
dc.identifier.citationCASTIBLANCO ABRIL, Olga Lucía; NARDI, Roberto. Didática da física. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. (Coleção PROPG Digital- UNESP). ISBN 9788579835728.
dc.identifier.isbn9788579835728
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/126216
dc.description.abstractCom o propósito de contribuir com meios que permitam uma melhor compreensão da natureza da Didática da Física como disciplina de cursos de Física, esta obra exprime a experiência de Roberto Nardi e Olga Castiblanco como professores de Física no ensino médio, e principalmente no ensino superior, no Brasil e na Colômbia. Foi concebida também com base em pesquisa conduzida pelos autores, na qual buscaram organizar e ministrar conjuntamente a disciplina Didática das Ciências em curso de licenciatura em Física. O livro apresenta uma estrutura teórica associada a sugestões de atividades práticas que relacionam objetivos, conteúdos e metodologias de ensino, com o objetivo de garantir coerência entre o que se diz e o que se faz em sala de aula quando se ensina essa disciplina. Os autores defendem a ideia de que a Didática da Física possui conteúdos característicos, que podem ser trabalhados com os futuros professores, dando-lhes suporte para gerar estratégias de ensino próprias. Para eles a disciplina deve superar a perspectiva exclusivamente instrumentalista e buscar também a dimensão essencial da Didática, que é a de dar identidade à profissão de ensinar. Em decorrência de tal concepção os autores propõem uma “Pratica de ensino a partir de três dimensões”, na qual apresentam os pressupostos que devem ser considerados para organizar sequências de atividades em um curso de Didática da Física. A dimensão física objetiva levar os licenciandos a rever suas concepções da Física e do Ensino da Física; a dimensão sociocultural procura gerar inquietações sobre como resolver os problemas de adequação dos conteúdos e das metodologias de ensino para diversas realidades educacionais; e a dimensão técnica visa chamar a atenção para a superação da visão ingênua de que a utilização de recursos de apoio em sala de aula garante a solução para os problemas de ensino ou que é o único objetivo da Didática da Física.pt
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.language.isopor
dc.publisherCultura Acadêmica
dc.relation.ispartofColeção PROPG Digital (UNESP)
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/11449/144841
dc.subjectEducação para Ciênciapt
dc.titleDidática da físicapt
dc.typeLivro
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
dc.identifier.fileISBN9788579835728.pdf
dc.identifier.lattes4449947783474945
unesp.author.lattes4449947783474945
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record