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dc.contributor.advisorPaulo, Rosa Monteiro [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, Jesaías da Silva [UNESP]
dc.date.accessioned2015-09-17T15:24:35Z
dc.date.available2015-09-17T15:24:35Z
dc.date.issued2014-11-25
dc.identifier.citationSOUZA, Jesaías da Silva. A abdução em Peirce: um estudo hermenêutico. 2014. 92 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/127624
dc.description.abstractIn this research the goal is to expose the understanding of what is the abduction for Peirce, from a hermeneutic analysis such as it is treated by researchers from UNESP/RC bound to Mathematic Education Post-Graduation Program and to ideas of Hans Georg Gadamer (1999). For that, the question that guided the research is: What is abduction?. The hermeneutic study of Peirce's texts, especially at The Collected Papers of Charles Sanders Peirce compound of eight volumes, is presented in two boards which bring Nuclear Ideas (I.N.) that, by analysis, take us to the categories: feature, procedure and definition. The interpretation of these features allow us to say the abduction, in Peirce, is a logic reasoning, an inferential act which origin at action of question being a type of reasoning that differs from classic logic by the way how it opens possibilities of a new intelligibility of what it's seen, from what it can express when is developed a new explanation of seen. Perceiving the features of abduction it can see how it opens possibilities for a production of the mathematic knowledge giving shape to the concept, that is expressed by a language that expose the direction of produceden
dc.description.abstractNesta pesquisa o objetivo é expor a compreensão do que é a abdução para Peirce, a partir de uma análise hermenêutica tal qual ela é tratada por pesquisadores da UNESP/RC vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e das ideias de Hans Georg Gadamer (1999). Para tanto, a pergunta que norteou a pesquisa é: o que é abdução? O estudo hermenêutico dos textos de Peirce, especialmente no The Collected Papers of Charles Sanders Peirce composto de oito volumes, é apresentado em dois quadros que trazem Ideias Nucleares (I.N.) que, mediante análise, levam-nos as categorias: característica, procedimento e definição. A interpretação dessas categorias nos permite dizer que a abdução, em Peirce, é um raciocínio lógico, um ato inferencial que tem origem na ação de questionar sendo um tipo de raciocínio que difere da lógica clássica pelo modo como abre possibilidades de uma nova inteligibilidade do que se vê, do que se pode expressar quando é elaborada uma explicação do visto. Entendendo as características da abdução pode-se ver que ela abre possibilidades para a produção do conhecimento matemático dando forma ao conceito, que é expresso por meio de uma linguagem que expõem o sentido do produzidopt
dc.format.extent92 f.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectPeirce, Charles S, Charles Sanders, 1839-1914pt
dc.subjectMathematics - Philosophypt
dc.subjectMatemática - Filosofiapt
dc.subjectHermeneuticapt
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectFenomenologiapt
dc.subjectRacioncíniopt
dc.titleA abdução em Peirce: um estudo hermenêuticopt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos e Científicospt
unesp.researchAreaEducação matemáticapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
dc.identifier.aleph000847337
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/03-09-2015/000847337.pdf
dc.identifier.capes33004137031P7
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