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dc.contributor.advisorRaboni, Paulo César de Almeida [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Thaiany Guedes da [UNESP]
dc.date.accessioned2015-12-18T11:19:02Z
dc.date.available2015-12-18T11:19:02Z
dc.date.issued2015-12-15
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/132383
dc.description.abstractThe present work is linked to the research line "Formative processes, teaching and learning" developed at the Postgraduate Program in Education in the Faculty of Science and Technology (UNESP), Presidente Prudente, discusses the role of guidance on the science teaching in the development of teachers conceptions, with the main objective: to investigate the interpretation of teachers about the guidelines on the science teaching in schools, through the way they understand the process and develop it in their training practice. The research involved three data collection procedures: analysis of documents, interviews and questionnaires, reflected according to the methodical guidance of Critical Hermeneutics in dialogue with the theory of enunciation of M. Bakhtin. Studies of Science Education compose most of the consulted theoretical framework. The research takes the concept of the noosphere of Chevallard (2009) to reflect the multiple forces (explicit and implicit) that make part of the development and mediation of guidelines on the science teaching in the early years, and for this character, focus on the way in which teachers build their conceptions of the practice. The research evidenced that the opportunity of understanding ise denied to the teachers, as the concept is defined by hermeneutics, as purpose of the interpretive act. This lack of understanding is due, among other factors, to the authoritarian and dogmatic character of the guidelines present both in documentary form and in the mediation style that derives from it. Such state of lack of dialogue prevents the construction of replicas and common senses, and this process is explained in the last part of the work in which the broader political and economic sphere plays an important role in the discussion of the data.en
dc.description.abstractO presente trabalho é vinculado à linha de pesquisa “Processos formativos, ensino e aprendizagem”, desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciência e Tecnologia (UNESP) campus de Presidente Prudente, problematiza o papel das orientações sobre o ensino de ciências no desenvolvimento das concepções docentes, tendo como objetivo principal: evidenciar e refletir a interpretação que os professores realizam das orientações sobre o ensino de ciências presentes na escola, através do relato de como concebem o processo e o desenvolvem por meio de sua prática formativa. A pesquisa contou com três procedimentos de coleta de dados: análise documental, entrevistas e questionários, refletidos segundo a orientação metódica da Hermenêutica Crítica no diálogo com a teoria da enunciação de M. Bakhtin. Os estudos da Didática das Ciências compõem a maior parte do referencial teórico consultado. Assume o conceito de noosfera de Chevallard (2009) para refletir as múltiplas forças (explícitas e implícitas) que fazem corpo na elaboração e mediação das orientações sobre o ensino de ciências nos anos iniciais, e, por esse caráter, incidem na maneira pela qual os professores constroem suas concepções sobre a prática. O estudo evidenciou que aos professores é negada a oportunidade da compreensão, tal como o conceito é definido pela hermenêutica, como finalidade ultima do ato interpretativo. Essa ausência de compreensão é consequência, entre outros fatores, do caráter autoritário e dogmático das orientações presente tanto na sua forma documental, quanto no estilo de mediação que decorre a partir dela. Esse tipo de relação prejudica o surgimento de réplicas impossibilitado pela ausência de sentido no discurso do outro, processo que é explicitado na ultima parte do trabalho na qual a esfera político-econômica mais ampla assume papel importante na discussão dos dados.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM)
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectPractice constructionen
dc.subjectTeaching and learning of Natural Sciences in the early yearsen
dc.subjectGuidelines on teaching and experiencesen
dc.subjectConstrução da práticapt
dc.subjectEnsino-aprendizagem de Ciências Naturais nos anos iniciaispt
dc.subjectOrientações sobre o ensino e suas vivênciaspt
dc.titleInterfaces da construção da prática docente no ensino de ciências naturais nos anos iniciais da escola pública municipal de Manaus - AMpt
dc.title.alternativeInterfaces of teaching practice of construction in science teaching natural in the early years of public school of Manaus - AMen
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação - FCTpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaProcessos formativos, ensino e aprendizagempt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000858970
dc.identifier.capes33004129044P6
dc.identifier.lattes2245775482772701
dc.identifier.orcid0000-0002-6506-9530
unesp.advisor.lattes2245775482772701
unesp.advisor.orcid0000-0002-6506-9530
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