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dc.contributor.advisorPaulo, Rosa Monteiro [UNESP]
dc.contributor.authorFirme, Ingrid Cordeiro [UNESP]
dc.date.accessioned2016-01-25T13:46:56Z
dc.date.available2016-01-25T13:46:56Z
dc.date.issued2015-12-15
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/132924
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo investigar, nas escolas da rede pública estadual de São Paulo, a atualização do Programa um Computador por Aluno (Prouca), ação de política pública que visa à inserção das tecnologias no ambiente escolar. A metodologia assumida foi a da pesquisa qualitativa em uma abordagem fenomenológica. O estudo inicia-se com leituras para conhecer o Prouca, quer seja no âmbito de sua proposta ou a partir de trabalhos que o tematizam. Tendo clareza do sentido do Prouca fomos às escolas entrevistar professores, gestores/diretores ou estagiário que o vivenciaram. As entrevistas foram gravadas e transcritas para serem analisadas seguindo os procedimentos da pesquisa fenomenológica que envolve a análise ideográfica, cuja intenção é explicitar o sentido que o Programa tem para cada um dos sujeitos entrevistados e a análise nomotética em que se expõe a compreensão geral do Prouca. Nesse movimento destacamos as Ideias Nucleares que convergem para três categorias abertas: Formação Humana, Infraestrutura Física e Infraestrutura Política que, ao serem discutidas, nos permite dizer dos modos de atualização do Prouca nas escolas consideradas.pt
dc.description.abstractThis research has the objective to investigate in public schools of the state of São Paulo the update of the “One Computer Per Student Program (PROUCA)”, a public policy which aims to insert technology in the school environment. The methodology of this researches qualitative with a phenomenological approach. The study begins with literature review for a first insight of PROUCA, whether it is in the scope of its proposal or of works approaching this theme. After studying the objective of PROUCA we went to schools to interview teachers, principals and interns that were related to the program. The interviews were recorded and transcribed to be analyzed according to the procedures of the phenomenological research which is composed by the idiographic analysis, whose aim is to explain the meaning of the program to each of the interviewed and the nomothetic analysis in which the general understanding of PROUCA is exposed. In this movement we highlight the Nuclear Ideas that converge to three open categories: Human development, Physical Infrastructure and Political Infrastructure, that, after the discussion, possibilitates us to say the update`s means of PROUCA in the schools researched.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectFenomenologiapt
dc.subjectEducação Matemáticapt
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectPhenomenologyen
dc.subjectMathematics teachingen
dc.subjectCommunication and Information Technologyen
dc.subjectTeachers Education/Developmenten
dc.titleA atualização do PROUCA nas escolas estaduais do Estado de São Paulopt
dc.title.alternativeUpdating the PROUCA in state schools of the State of São Pauloen
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosófico-científicospt
unesp.researchAreaFilosofia e Epistemologia da Educação Matemáticapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000864403
dc.identifier.capes33004137031P7
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