Show simple item record

dc.contributor.authorMonteiro, Isabel Cristina de Castro
dc.contributor.authorAzevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP]
dc.contributor.authorMonteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]
dc.date.accessioned2016-03-02T12:56:56Z
dc.date.available2016-03-02T12:56:56Z
dc.date.issued2010
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172010120309
dc.identifier.citationEnsaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 3, p. 117-130, 2010.
dc.identifier.issn1983-2117
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134482
dc.description.abstractCurrently many studies have highlighted the importance of development autonomy of teachers to improve the quality of education. Our study aimed to explore the concepts of autonomy presented that teachers working in kindergarten and first grades of elementary school. Our aim was to understand how these concepoes helped or hindered the development of the action of the teacher second Contreras (2002). The results showed that the conceptions, presented by the teacher, were high ly individualistic, demonstrate a professional focused only on matters relating to the didactic and pedagogic classroom.en
dc.description.abstractAtualmente muitos trabalhos têm destacado a importância do desenvolvimento da autonomia do professor para a melhoria da qualida de de ensino. Nosso trabalho buscou estudar as concepções sobre auto nomia apresentadas por professoras que atuam na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental recém-ingressas no programa de formação de professores Pedagogia Cidadã, oferecido pela Unesp. Nosso intuito é o de compreender como essas concepões contribuíam ou apre sentavam obstáculos ao desenvolvimento da profissionalidade docente segundo a visão proposta por Contreras (2002). Os resultados mostraram que as concepções, de natureza altamente individualista e solipsista, apre sentadas pelas professoras evidenciam um exercício profissional voltado apenas para questões relativas ao fazer didático-pedagógico de sala de aula.pt
dc.format.extent117-130
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofEnsaio: Pesquisa em Educação em Ciências
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectAutonomyen
dc.subjectReflexive practiceen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectAutonomiapt
dc.subjectPrática reflexivapt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.titleVisões de autonomia do professor e sua influência na prática pedagógicapt
dc.title.alternativeVisions of autonomy of the teacher and his influence in pedagogics practiceen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionInstituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.description.affiliationInstituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) de São José dos Campos
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Guaratinguetá, Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333, Portal das Colinas, CEP 12516410, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Guaratinguetá, Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333, Portal das Colinas, CEP 12516410, SP, Brasil
dc.identifier.doi10.1590/1983-21172010120309
dc.identifier.scieloS1983-21172010000300117
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
dc.identifier.fileS1983-21172010000300117.pdf
dc.identifier.lattes0143498612781228
dc.identifier.lattes6998705768912364
unesp.departmentFísica e Químicapt
unesp.author.lattes0143498612781228
unesp.author.lattes6998705768912364
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record