Pró-letramento matemática: um programa de formação continuada de professores do Brasil

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Data

2014

Autores

Moraes, Mara Sueli Simão [UNESP]
Alonso-Sahm, Élen Patrícia

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Resumo

O presente artigo apresenta as contribuições do programa Pró-Letramento em Matemática para um grupo de professores cursistas. Sob diferentes orientações, pelo viés do professor reflexivo e por meio do estudo de caso, foram estabelecidas três categorias de análise. Dos resultados, obtidos pela análise de dois questionários aplicados à 18 professores cursistas e de dois relatórios das professoras tutoras desse grupo, foi possível concluir que o curso foi importante pela retomada de conteúdos matemáticos, por abordar questões pertinentes ao trabalho em sala de aula, discutindo-as entre os pares e proporcionando alterações na prática pedagógica. Além disso, os professores cursistas consideraram que a participação de professores no programa Pró-Letramento em Matemática pode ser um dos motivos para a melhora no desempenho dos alunos na Prova Brasil, avaliação em larga escala para a Educação Básica. Esse programa, parceria do MEC-Ministério de Educação do Brasil com as Universidades parceiras e Sistemas de Ensino, aconteceu de 2005 a 2013.

Descrição

Palavras-chave

Pró-letramento em matemática, Prova Brasil, Formação continuada de professores

Como citar

Revista Internacional de Aprendizaje en Ciencia, Matematicas y Tecnologia, v. 1, n. 1, p. 27-34, 2014.