Fatores que Influenciam a flexibilidade da produção de veículos comerciais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-03-21

Autores

Nascimento, Luis de Oliveira [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Empresas decidem aumentar seu portfólio de produtos como um caminho para melhorar competitividade, ampliar vendas, atingir novos segmentos de mercado e, com isso, lidam com problemas referentes à produção com maior variedade e volume. A análise da literatura recente evidencia oportunidades de pesquisa no melhor entendimento sobre flexibilidade sem perder de vista as necessidades do cliente, oferecer produtos personalizados, lidar com customização em massa e com a complexidade gerada. As implicações práticas também são relevantes para a competitividade industrial. O objetivo da pesquisa é analisar a flexibilidade em sistemas produtivos de alto volume de produção e alta variedade de produtos, típicas na produção de veículos comerciais. A análise envolve temas multidisciplinares relativos ao pensamento enxuto, agilidade e customização em massa. Baseado no algoritmo para decisão multi critério Incomplete Pairwise Comparison (IPC), adaptado do Processo Analítico Hierárquico (AHP), apresenta-se a avaliação dos fatores que influenciam flexibilidade na percepção dos Executivos e tomadores de decisão das diretorias de Produção, Logística, Qualidade, Finanças e Tecnologia da Informação. Registra-se como um resultado implícito a parceria Universidade–Empresa por meio do curso de Mestrado Profissional. O resultado organizacional desta pesquisa foi a criação de um instrumento de avaliação e priorização de projetos de melhoria para busca de flexibilidade da operação. Este instrumento foi validado no decorrer de sua aplicação no portfólio de projetos de melhoria para flexibilidade da montadora e atendeu às expectativas da montadora pesquisada.
Companies decide to increase their producto portfolios as a pathway to improve competitiviness, increase sales, reach new markets and, in this context, they deal with problems regarding a higher variety and volume production. The recent literature analyses indicates reasearch opportunities in order to improve the knowledge regarding flexibility taking into account customer´s demands, customized products and how to deal with mass customaization and complexity management. Practical effects are also an important role regarding industrial competitivity. The objective of this research is to analyze the flexibility in production systems with high volume production and high products variety, components of commercial vehicles production systems. The analysis of this research involves multidisciplinary themes regarding lean thinking, agility and mass customization. Based on Incomplete Pairwise Comparison (IPC) multi criteria decision taking algorithm, adapted to Analytic Hierarchy Process (AHP), the research presents the factors that influence flexibility evaluation based on the managers and decision taking employees opinions from Production, Logistics, Finance, Quality and Information Technology departments of the studied company. The result of this research is a evaluation tool to analyze and prioritize projects in order to increase operational flexibility. This tool was evaluated during projects portfolio development and attended to the commercial vehicles manufacturing studied company.

Descrição

Palavras-chave

Flexibilidade, Customização em Massa, Alto volume, Alta variedade, Pensamento Enxuto, Agilidade

Como citar