Show simple item record

dc.contributor.advisorPaulo, Rosa Monteiro [UNESP]
dc.contributor.authorCampos, Sheila Ferreira [UNESP]
dc.date.accessioned2016-06-07T17:10:31Z
dc.date.available2016-06-07T17:10:31Z
dc.date.issued2015-02-05
dc.identifier.citationCAMPOS, Sheila Ferreira. A construção da ideia de número na educação infantil. 2015. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2015.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139062
dc.description.abstractThis paper seeks to understand-the process by which the child in kindergarten builds the idea of number. Therefore we developed a qualitative study of phenomenological approach that involved field work in the classroom with children of four and five years. Starting from their real-world contexts, their experiences and using the natural language tasks are designed to help the student to go beyond the already known, analyzing how they thinks and what knowledge they bring their lived experience. By interference carried expanded mathematical ideas acquired. The analysis and interpretation of research data shows that the idea of number is built by children from all kinds of relationships created between objects and the world around them, and the more diverse are these experiences, the greater the understanding opportunities and development of mathematical skills and competencies. It showed also that, in kindergarten, children tread just a few ways to build the idea of numberen
dc.description.abstractNeste trabalho, procura-se compreender o processo pelo qual a criança, na Educação Infantil, constrói a ideia de número. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica que envolveu um trabalho de campo na sala de aula com crianças de quatro e cinco anos. Partindo de seus contextos do mundo real, de suas experiências e usando a linguagem natural, foram desenvolvidas tarefas para ajudar o aluno a ir além do já conhecido, analisando como ele pensa e quais conhecimentos trazem de sua experiência vivida. Pelas interferências realizadas, ampliamos as ideias matemáticas adquiridas. A análise e interpretação dos dados da pesquisa mostra que a ideia de número é construída pela criança a partir de todos os tipos de relações criadas entre os objetos e o mundo a sua volta, sendo que, quanto mais diversificadas forem essas experiências, maiores serão as possibilidades de compreensão e desenvolvimento de habilidades e competências matemáticas. Mostrou-se, ainda, que, na Educação Infantil, as crianças trilham alguns caminhos para a construção da ideia de númeropt
dc.format.extent63 f.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectAlfabetizaçãopt
dc.subjectEducação de criançaspt
dc.subjectFenomenologiapt
dc.subjectMathematics Study and teachingpt
dc.titleA construção da ideia de número na educação infantilpt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
dc.identifier.aleph000865141
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-05-20/000865141.pdf
unesp.undergraduateMatemática - FEGpt
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record