Participação de mecanismos angiotensinérgicos do núcleo leito da estria terminal nas respostas autônomas desencadeadas pelo estresse por restrição agudo em ratos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-12-14

Autores

Santana, Flavia Gonçalves de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O núcleo leito da estria terminal (NLET) é uma estrutura límbica localizada no prosencéfalo rostral, que está envolvida no circuito neural das respostas comportamentais e fisiológicas a estímulos aversivos. Foi reportado um envolvimento do NLET nas repostas cardiovasculares desencadeadas pelo estresse. Entretanto, os mecanismos neuroquímicos locais envolvidos no controle das respostas ao estresse pelo NLET ainda são pouco compreendidos. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho foi investigar o envolvimento da neurotransmissão angiotensinérgica no NLET nas respostas cardiovasculares induzidas pelo estresse por restrição agudo em ratos. Nós observamos que a microinjeção bilateral de captopril (inibidor da enzima conversora de angiotensina) no NLET reduziu a resposta de queda da temperatura cutânea da cauda induzida pelo estresse por restrição agudo, porém sem interferir com as respostas de elevação da pressão arterial e frequência cardíaca. O tratamento bilateral do NLET com saralasina (antagonista não-seletivo de receptores da angiotensina II) reduziu a resposta de aumento da pressão arterial e aumentou a resposta de redução da temperatura cutânea da cauda desencadeadas pelo estresse por restrição agudo, porém sem afetar a resposta taquicárdica. Em conjunto, esses dados indicam um envolvimento de mecanismos angiotensinérgicos do NLET nos ajustes hemodinâmicos durante situações de estresse.

Descrição

Palavras-chave

Estresse fisiológico, Sistema nervoso, Agentes cardiovasculares, Neurobiologia, Nervous system

Como citar

SANTANA, Flavia Gonçalves de. Participação de mecanismos angiotensinérgicos do núcleo leito da estria terminal nas respostas autônomas desencadeadas pelo estresse por restrição agudo em ratos. 2015. 35 f. , 2015.