O processo de formação continuada dos professores no ambiente virtual de aprendizagem do curso de tecnologia assistiva

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP]
Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Partindo do pressuposto de que a realidade só pode ser apreendida se for considerada em suas múltiplas dimensões, o uso inovador da tecnologia aplicada à educação, e mais especificamente, à educação a distância, deveria estar referenciado em uma filosofia de aprendizagem que proporcione a oportunidade de interação e construção do conhecimento. A formação acadêmica pode não contemplar a instrumentalização do professor para atuar com propriedade nas diversas áreas, portanto o conhecimento deveria ser reelaborado através da formação continuada para atender a complexidade e a hetereogenidade das situações que solicitam intervenções pedagógicas representativas. A natureza do trabalho pedagógico exige domínio de saberes específicos das diversas áreas do conhecimento, incluindo as novas linguagens e tecnologias, nesse sentido o presente estudo buscou investigar como ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do curso de Tecnologia Assistiva: projetos e acessibilidade: promovendo a inclusão, pode referenciar uma formação continuada baseado na Educação a distância, bem como promover novos conceitos a respeito desta modalidade de ensino. Para tanto foram traçados metas, ações e procedimentos metodológicos que permitiram subsidiar as questões deste estudo.

Descrição

Palavras-chave

Formação, Tecnologias, Educação a distância

Como citar

CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6807-6814