Show simple item record

dc.contributor.authorAmorim, Joni de Almeida
dc.contributor.authorRego, Izabel de Moraes Sarmento
dc.contributor.authorRocha, José Macario de Siqueira
dc.contributor.authorMiskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP]
dc.date.accessioned2016-06-28T17:30:49Z
dc.date.available2016-06-28T17:30:49Z
dc.date.issued2009
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 7307-7320
dc.identifier.issn2175-7054
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139581
dc.description.abstractO presente trabalho traz duas propostas para formação continuada de educadores com uso de vídeos, no ensino presencial e a distância. Primeiramente serão apresentadas as características e os resultados de um curso de extensão com vistas à formação de professores universitários para o uso de vídeos no ensino presencial e no ensino a distância. Para tanto, serão utilizados dados já coletados e algumas análises preliminares. A seguir, será apresentada uma proposta de curso de extensão voltado para educadores dos diversos níveis enfocando a utilização de vídeos em sala de aula. O curso proposto terá a duração de cem horas, entre momentos a distância e presenciais. O texto também discute aspectos das políticas públicas relativos ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Processo de Ensinar e Aprender assim como na Formação Docente inicial e continuada, destacando o Decreto n° 6.755, de 29 de janeiro de 2009, relativo à Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica do Ministério da Educação. O trabalho em questão pretende contribuir para a discussão em torno dos dilemas contemporâneos relativos à formação inicial e continuada de professores tendo como foco os potenciais benefícios da utilização de multimídia, de forma geral, e dos vídeos, de modo específico. Em especial, será focada a questão do letramento digital na formação de professores, mostrando como o domínio das TIC pode contribuir positivamente para o letramento digital de professores e, conseqüentemente, dos seus alunos.pt
dc.format.extent7307-7320
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.titleFormação continuada de educadores para o uso de vídeos no ensino presencial e no ensino a distância: a multimídia e os dilemas contemporâneos do letramento digitalpt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.contributor.institutionUniversidade Politécnica de Valência (UPV)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.description.affiliationUniversidade Politécnica de Valência (UPV)
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
dc.identifier.fileISSN2175-7054-2009-7307-7320.pdf
unesp.departmentEducação Matemáticapt
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record