Jogos taticos como estrategia para desenvolver o pensamento cientifico na disciplina de metodos e tecnicas de pesquisa
Abstract
Este relato de experiência demonstra a eficácia da utilização de jogos para exercitar o pensamento tático baseados nos livros de Charles Phillips na aplicação do ensino de metodologia cientifica em nível de graduação, desenvolvendo conceitos de sistematização, formulação de hipóteses e resolução de problemas com situações práticas que fornecem a concretude dos conceitos dando significado ao abstratismo exacerbado das maneiras expositivas tradicionais de ensinar métodos e técnicas de pesquisa. Observou-se nos acadêmicos num primeiro momento uma situação de desconfiança e descrédito no método, que conforme foram assimilando os conceitos foi substituído por um comportamento de motivação e descobrimento da criatividade sistematizada que resultou num despertar da maioria da turma para a iniciação cientifica e para produção de projetos apresentados ao final da disciplina com um alto grau de satisfação relatados na auto-avaliação formativa. Essa experiência serve como proposta de trabalho para outros docentes que trabalham com essa disciplina desenvolverem no ensino de graduação.
How to cite this document
Language
Collections
